PrefeituraSaúde

SAÚDE MENTAL. Serviço psicossocial nascido para o auxílio às vítimas da Kiss amplia agora suas atividades

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Uma equipe multiprofissional atua no atendimento aos casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida

Criado em 2013 para atender às vítimas diretas e indiretas do incêndio na Boate Kiss, o serviço Acolhe Saúde foi encerrado no Município e assumiu uma nova configuração, em novo endereço e com novo nome: Santa Maria Acolhe. A continuidade e a ampliação do serviços são compromissos do Governo do prefeito Jorge Pozzobom.

Em novo formato, o serviço acolhe casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida (ideação suicida, plano suicida, tentativas de suicídio). Os atendimentos são voltados para as pessoas, a partir de 12 anos de idade, que acessaram os serviços de Urgência e Emergência do Município (por meio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA; dos Pronto Atendimentos do Patronato e da Tancredo Neves) e os serviços da Rede Básica de Saúde e da Rede Intersetorial e que não possuem vinculação com serviço de saúde mental de referência.

A integrante da coordenação da Política de Atenção Psicossocial do Município, Camila Fighera, explica que se trata de um serviço de acolhimento às pessoas com comportamento suicida. Assim, após o acolhimento, é feito o encaminhamento, se necessário, para serviço de Saúde Mental para tratamento especializado e/ou para outros serviços e dispositivos conforme a demanda do caso acolhido

Mesmo ampliando os serviços, o Santa Maria Acolhe permanecerá oferecendo o acompanhamento psicossocial aos casos relacionados à Boate Kiss que ainda demandam cuidado especializado.

O serviço é formado por uma equipe multiprofissional composta por uma assistente social, uma enfermeira, uma psicóloga, um médico e uma recepcionista. O Santa Maria Acolhe está funcionando, desde o início de maio, na Rua Treze de Maio, 35, que é um imóvel do Município, onde não há gastos com aluguel. A sede conta com uma sala da equipe, uma para o setor administrativo, dois banheiros e duas salas de atendimento. A inauguração do novo espaço está prevista para setembro, em data ainda a ser definida.

“Nosso objetivo com esse serviço é que, cada vez mais, se promova o cuidado em território, em detrimento do modelo hospitalocêntrico, tal qual propõe a Reforma Psiquiátrica. O Santa Maria Acolhe será mais um componente a integrar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial a partir da atuação na articulação e ampliação do cuidado as pessoas em sofrimento psíquico”, destaca a coordenadora da Política de Atenção Psicossocial do Município, Claudia Mello.

Ao longo dos últimos cinco anos, o serviço está sendo custeado pelo Município, mas Claudia explica que o Santa Maria Acolhe foi cadastrado no Ministério da Saúde, com base na portaria 3.588, de 21 de dezembro de 2017, para receber incentivos a fim de manter os atendimentos. O serviço já foi aprovado, mas o incentivo, no valor de R$ 33 mil para implantação de unidades, ainda não foi depositado.

ESPAÇO PARA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

O serviço irá oportunizar um espaço de promoção e prevenção em Saúde Mental relacionado à temática do suicídio; realizará grupos de acolhimento para identificação das demandas de cuidado dos usuários; grupos de escuta de promoção à Saúde Mental e potencialização da vida; oferecerá  Apoio Matricial às equipes da Atenção Básica do Município na temática do suicídio – para auxiliar e fortalecer o cuidado no território; realizará a articulação com a rede setorial e intersetorial e com os recursos do território para a inserção dos casos acolhidos e continuidade do cuidado; realizará encaminhamento aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Policlínica, CAPS, HUSM, Internação) dos casos que requerem cuidado especializado em saúde mental.

“O diferencial é que, além de continuar o acompanhamento psicossocial aos casos relacionados à Kiss que ainda demandam por cuidado especializado, o novo formato também acolherá casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida. É um serviço que vem fortalecer os dispositivos de prevenção ao suicídio que já existem no Município”, enfatiza a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte.

O serviço funciona na Rua Treze de maio, 35, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo que na quarta de manhã o período é destinado à reunião de equipe. O telefone é o (55) 3219-2333.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo