EconomiaTrabalho

TRABALHO. Bancários em assembleia. Sem aumento real, tendência é de recusa à proposta dos banqueiros

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de divulgação), da Assessoria do Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região realiza Assembleia Geral Extraordinária nesta quarta-feira (8), às 18h, na AABB, em Santa Maria. Dois itens estão na pauta do encontro: avaliar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentada nesta terça (7); e deliberar sobre a participação da entidade no Dia do Basta.

A Campanha Salarial 2018 teve início no mês de junho. Após inúmeras rodadas de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban anunciou nesta terça, em São Paulo, uma proposta que apenas cobre a inflação nos salários, PLR, vales e demais verbas econômicas.

O Comando Nacional dos Bancários indica a rejeição nas assembleias que serão realizadas nesta quarta por todo o Brasil, já que a mesma não traz aumento real nem garantia dos direitos conquistados e estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), tampouco a manutenção dos empregos.

Os cinco maiores bancos do País (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander) tiveram lucro de R$ 77,4 bilhões, em 2017. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), apenas com a receita obtida com tarifas de serviços bancários, as instituições conseguem cobrir todos os gastos com o pessoal em 140%.

A próxima rodada de negociação entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban está agendada para o dia 17 de agosto.

Dia do Basta

O Dia do Basta é uma mobilização nacional que ocorrerá sexta-feira (10) em todo o Brasil e visa protestar contra o desemprego e o respeito aos direitos conquistados em décadas de mobilização. Os eventos são promovidos pelas centrais sindicais e frentes populares.

A Contraf/CUT orienta a categoria a promover o retardamento da abertura de agências e departamentos bancários no Dia do Basta, além de participar das atividades que serão realizadas por sindicatos e outras categorias de trabalhadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Outro dia passou uma reportagem sobre algodão na tv. Donos da fazenda compraram uma máquina que colhe, descaroça e empacota. O número de funcionários envolvidos baixaram de 90 para 12. Ninguém foi para a rua, tinham ampliado a área plantada, mas ninguém mais foi contratado. Pois é.
    Todos os bancos citados têm programas de participação nos lucros e resultados. O argumento é ‘bancos estão ganhando demais’. Problemas dos bancos é resultado em boa parte de algumas disfunções do país. Podem até entrar em greve, quando forem substituídos por um aplicativo de celular não reclamem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo