Arquivo

Sedufsm. Novo presidente assume e reafirma compromisso de defesa da universidade pública

Desde a noite de anteontem, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM tem uma nova diretoria. Quem a lidera, como presidente, é o professor do curso de Economia, Sérgio Prieb. Além dele e dos integrantes da diretoria, também foram empossados após assembléia extraordinária, os integrantes do Conselho da Sedufsm.

 

Mais detalhes você encontra no material preparado pela assessoria de imprensa da entidade e distribuído aos veículos de comunicação. O texto é de Fritz Nunes e a foto de Renato Seerig. Confira, a seguir:

 

“Nova diretoria assume preocupada

com “mercantilização” da educação

 

Momentos de bastante emotividade por parte de quem estava deixando a diretoria da Seção Sindical dos Docentes (SEDUFSM), depois de quatro anos, como o presidente, Diorge Konrad, e a diretora, professora Ester Nogueira, divididos com outros momentos em que o tom foi de tomada de posições políticas claras. Essa pode ser a síntese do que foi a assembléia extraordinária, seguida de atividade solene, em que foi empossada a nova direção sindical nesta quarta, 4 de junho.

 

O presidente que deixava o cargo, professor Diorge Konrad destacou que o momento era de “continuidade com renovação”. Falou ainda que estava se “despedindo da diretoria, mas não da luta”. Já o presidente que assumia, professor Sérgio Prieb (na foto, ao lado do reitor da UFSM, Clóvis Lima), ressaltou que falava em nome de um “projeto coletivo” e que o desafio é muito grande tendo em vista a conjuntura de tempos neoliberais, em que tem se acentuado o processo de “mercantilização” da universidade.

 

Sérgio Prieb, que ministra aulas no curso de Economia da UFSM, frisou a importância de reafirmar os compromissos em defesa da universidade e, para cumprir esse objetivo, destacou, é “fundamental a unidade dos trabalhadores”. O presidente que estava sendo empossado fez questão de parabenizar a outra chapa que concorreu à SEDUFSM – Novos Rumos-, pois, segundo ele, o fato de haver dois grupos concorrendo possibilitou aos associados que fossem explicitados dois projetos divergentes. E, mesmo com duas chapas, a disputa se deu em “alto nível”, ressaltou Prieb, que agradeceu o apoio recebido, em especial o dos docentes aposentados.

 

Convidado a se manifestar em nome do Conselho de Representantes, pelo fato de ter sido o mais votado entre os conselheiros, o professor do curso de Odontologia, Paulo Afonso Burmann, interveio dizendo que o processo eleitoral comprovou um equilíbrio entre “duas correntes, duas formas de entender o sindicato”. Para ele, o equilíbrio na disputa demonstra a necessidade de “diálogo”. Apelou ainda para que o ANDES, que é um sindicato “plural”, ouça as “minorias”. Segundo Burmann, o que observou ao longo dos anos é que as posições levadas pela representação dos professores da UFSM não eram consideradas pela direção nacional…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, a íntegra desta e de outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Sedufsm.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo