PrefeituraTrânsito

CIDADE. Pela redução dos acidentes, Prefeitura quer criar comitê municipal do Programa “Vida no Trânsito”

Representantes de entidades ligadas ao trânsito e aos serviços de Saúde participaram da reunião sobre criação do Comitê, nesta terça

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Segundo dados do Detran-RS, entre 2010 e 2017, 33,8% dos acidentes fatais na região de Santa Maria ocorreram em vias do Município, sendo as motocicletas e os automóveis os veículos envolvidos com maior frequência em colisões. Além disso, a cidade ocupa a primeira posição entre os dez municípios da Região Central que mais registram vítimas em acidentes fatais. Diante deste cenário, a Prefeitura busca estruturar o Comitê Municipal do Programa Vida no Trânsito.

Durante o encontro, realizado na manhã desta terça-feira (11) no Sest Senat, foram apresentadas as diretrizes do programa e de que forma ele será executado no Município. Implementado nas capitais brasileiras em 2012, o Vida no Trânsito passou a ser trabalhado em Santa Maria em 2017, pela Prefeitura – por meio das secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana – e por instituições parceiras.

“O programa instrumentaliza procedimentos para auxiliar na redução da mortalidade no trânsito em Santa Maria. Neste encontro, estamos buscando sensibilizar as entidades e as instituições para a formação do comitê”, explicou Ingrit Kipper Amaraim, responsável pelo Setor de Vigilância da Violência e Acidentes da Secretaria de Saúde.

O secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, acompanhado pelo superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Silvio Souza, participou da reunião e defendeu a prevenção e a conscientização dos motoristas para um trânsito mais seguro.

“Nós agradecemos a todas as instituições que integram essa iniciativa, na busca da paz no trânsito que tanto queremos. Estamos aqui tratando de vidas, por isso, é muito importante o fortalecimento de parcerias para que as ações isoladas se transformem em trabalho conjunto”, concluiu Vargas.

Depois da estruturação do Comitê Municipal do Programa Vida no Trânsito, será formada uma comissão integrada de gestão de dados sobre mortalidade, morbidade e acidentalidade para a produção de análises de situação. Com estas análises, será possível qualificar os dados sobre mortalidade e sobre feridos graves no trânsito, a partir do cruzamento de informações fornecidas pelos Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), pelo Serviço de Atenção Móvel de Urgência (SAMU) e por outras fontes oficiais.

O Comitê Municipal do Programa Vida no Trânsito conta com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Santa Maria; secretarias estaduais de Saúde e de Educação; Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias; Brigada Militar; Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Rodoviária Federal; Exército Brasileiro (Comando da 3ª Divisão de Exército); instituições de Ensino Superior; Sest Senat; centros de formação de condutores; organizações não governamentais e movimentos sociais com interface no trânsito (carros, motocicletas, bicicletas e outros).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS DO PROJETO ‘VIDA NO TRÂNSITO’

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo