CulturaPrefeitura

CULTURA. Destruição do Museu Nacional provoca encontro entre representantes de instituições de SM

Para pensar preventivamente: Secretaria de Cultura e Conselho de Política Cultural se reúnem com representantes dos museus da cidade

Por ANA BITTENCOURT (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Durante o encontro, em que participaram oito instituições das 16 que compõem o Sistema Municipal de Museus, grupo discutiu as demandas do segmento

Sensibilizados com a destruição do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, causado por um incêndio no último domingo (02), a Prefeitura de Santa Maria e o Conselho Municipal de Política Cultural chamaram os responsáveis pelas instituições museológicas do Município para uma conversa, na tarde desta quarta-feira (05). Das 16 instituições que compõem o Sistema Municipal de Museus, oito estiveram presentes, além de representantes do Arquivo Histórico Municipal e do Museu de Arte de Santa Maria (MASM), ambos mantidos pelo Poder Executivo.

“Nossa intenção foi ouvir as demandas e os problemas enfrentados pelos museus de Santa Maria. Ainda que a grande maioria deles não seja responsabilidade do Poder Público, decidimos nos articular para pensarmos juntos, de forma preventiva, pois estamos todos muito consternados com os 200 anos de História que se perderam no Rio de Janeiro”, afirmou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella.

A fala da secretária foi compartilhada pelo presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Orlando Fonseca. Para ele, um dos principais pontos a serem considerados é o pouco interesse das pessoas e da iniciativa privada em visitar e investir nesse tipo de equipamento cultural.

“Falta incentivo, mas também falta apostar na base, ou seja, incutir nas crianças o interesse pela preservação da Cultura e do Patrimônio, através da Educação”, comentou Fonseca.

Entre as demandas apontadas durante a reunião, além do desinteresse do público em frequentar os museus de Santa Maria, foram apontadas ainda a necessidade de maior envolvimento entre as instituições museológicas, a articulação e o desenvolvimento de projetos para a captação de recursos e o fortalecimento da educação patrimonial no currículo escolar das crianças.

Participaram do encontro representantes do Museu Comunitário Treze de Maio; do Museu Educativo Gama d’Eça (UFSM); da Casa de Memória Edmundo Cardoso; do Memorial de Imigração e Cultura Japonesa do Rio Grande do Sul; do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas; do Memorial do Colégio Manoel Ribas e do Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.

SAIBA MAIS

O Sistema Municipal de Museus de Santa Maria (SMM/SM) foi criado em 2004 com a finalidade de facilitar o diálogo entre museus e instituições afins. A coordenação do SMM/SM está sob responsabilidade de Alexandra Begeristain (Memorial de Imigração e Cultura Japonesa) e Franciele Roveda Maffi (Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas), gestão 2017 a 2020.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo