DATA. Aventura da Terra e Arte e Cultura gaúchas, eventos gratuitos para marcar, e bem, o mês farrapo

DATA. Aventura da Terra e Arte e Cultura gaúchas, eventos gratuitos para marcar, e bem, o mês farrapo

DATA. Aventura da Terra e Arte e Cultura gaúchas, eventos gratuitos para marcar, e bem, o mês farrapo - liciane-terra-gaúcha

Espetáculo ‘Aventuras na Terra Gaúcha’ será apresentado, para o público em geral, na noite de terça-feira, no Teatro Treze de Maio

Por LICIANE BRUN (com foto de Ronald Mendes), da Assessoria de Imprensa dos eventos

Para valorizar cada vez mais nossa cultura geral – e de maneira especial no mês Farroupilha – Santa Maria recebe uma série de atividades voltadas à cultura gaúcha. Uma delas é o espetáculo musical Aventuras da Terra Gaúcha, que tem a direção assinada pelo músico Erlon Péricles.

A montagem traz canções educativas que levam ao palco o folclore e as tradições gaúchas, marcando datas comemorativas, entre elas a Semana Farroupilha e o Dia das Crianças, e também fala de costumes, como o churrasco e o chimarrão. Estão no musical também as lendas gaúchas do Boitatá, Negrinho do Pastoreio e temas que tratam do amor à nossa terra e da preservação ao meio ambiente.

Todas as canções foram compostas utilizando-se de ritmos gaúchos, como a vaneira, o xote, a milonga, a rancheira e o chamamé. O espetáculo será apresentado em escolas públicas (fechado para as escolas) e também no Theatro Treze de Maio, aberto para o público (confira as datas e horários abaixo).

Preservando a cultura nas novas gerações

Para mostrar que a nossa cultura gaúcha tem o poder de se perpetuar por gerações, no dia 11 de setembro, o Theatro Treze de Maio recebe as atividades do projeto Arte e Cultura Gaúcha. Os pequenos gaiteiros da Oficina de Gaita – que é realizada em oito escolas públicas desde 2017 – se encarregam da abertura do evento, com apresentação de um repertório especial voltado ao nosso cancioneiro gaúcho.

Logo depois, começa a apresentação da Invernada Mirim do CTG Sentinela da Querência,com danças tradicionais que foram apresentadas na última edição do festival Festmirim, demonstrando a força que as novas gerações têm para perpetuar a nossa cultura gaúcha. A entrada é gratuita.

Serviço:

Aventuras da Terra Gaúcha:

Quando:

Dia 10 segunda-feira, às 15h, na Escola Irmão Quintino (fechado para a escola)

Dia 11, terça-feira, às 15h, na Escola Sérgio Lopes (fechado para a escola)

Dia 12, quarta-feira, às 15h, no Theatro Treze de Maio (fechado para escolas)

Arte e Cultura Gaúcha no Theatro

Quando: 

Dia 11, terça-feira, às 15h (fechado para escolas) e às 19h30min (aberto ao público, convites podem ser retirados na bilheteria do teatro)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *