CampanhaEleições 2018MulherPolítica

ELEIÇÕES. A grande chance de uma mulher ser Vice, um cargo nem tão secundário assim, mostra a história

As chapas de Kátia Abreu (PDT), Ana Amélia (PP) e Manuela DAvila (PCdoB) disputam a passagem para o segundo turno das eleições

Do JORNAL DO BRASIL, na reportagem de REBECA LETIERI e imagens de Reprodução

A figura do vice-presidente costumava ser considerada “peça decorativa” no Poder Executivo. Não em 2018. Depois que Michel Temer (MDB) assumiu a cadeira de Dilma Rousseff (PT), em 2016, após o impeachment da presidente, os vices passaram a ter peso significativo no voto do eleitorado. Este ano, principalmente, do público feminino, que soma 52% do total de eleitores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dilma foi a primeira mulher eleita presidente no Brasil. Em 2019, a possibilidade de uma mulher substituir Temer no Palácio do Jaburu – residência do vice-presidente em Brasília – é alta. Manuela D’Avila (PCdoB), Kátia Abreu (PDT) e Ana Amélia (PP) são três das cinco candidatas ao cargo e seus companheiros de chapa, respectivamente Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), têm chances de ir ao 2º turno e derrotar Bolsonaro, dono do maior índice de rejeição (44%), que fica ainda maior entre as mulheres.

As outras duas candidatas a vice são Sonia Guajajara (PSOL) e Professora Suelene Balduino (Patriota). Para a cientista política Clarisse Gurgel, a importância que a mulher assume nessas eleições é “às avessas”. “O impeachment da Dilma contou com certa dose de misoginia. Setores que se mobilizaram para lançar a candidatura feminina estavam atentos ao desgaste da mulher no poder e partiram dessa preliminar, mas sem deixá-la explícita. Ou seja, a gente joga a mulher que vai poder dialogar com esse eleitorado, mas evita na cabeça da chapa”, diz Clarisse. Segundo ela, a esquerda percebeu “que não podia bancar isso novamente, e a direita entendeu que também não podia ficar como aquela que não admite uma figura feminina no poder.” “Quem está fora disso? O Bolsonaro, que tem a maior rejeição do público feminino”, completa a cientista política.

Este ano, 8.535 candidaturas femininas foram registradas, o que equivale a 30,7% do total de 27 mil. Muito pouco além da obrigatoriedade de destinar 30% dos recursos do Fundo Partidário a campanhas femininas, e ainda menos do que nas últimas eleições, quando 31,1% das candidaturas foram de mulheres. Em 2014, o país elegeu uma governadora em 27 unidades da Federação; 51 deputadas em 513 assentos e sete de um total de 54 senadores, números distantes da proporção delas no eleitorado.

A cota para candidaturas femininas foi instituída em 1997, na Lei das Eleições, mas somente em 2009 uma mudança no texto deixou clara a obrigatoriedade da medida. No pleito de 2010, depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), passou a ser obrigatória, também, a destinação de 30% dos recursos financeiros para candidatas. Apesar disso, as mulheres ainda têm dificuldade de se ver representadas na política. Na corrida presidencial, por exemplo, apenas duas encabeçando chapas: Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU). Para o governo do estado, são 29, entre 199 candidatos, e 74 para 203 vices.

O que deixa dúvida, no entanto, é por que o vice parece ter assumido importância só agora, se, ao longo da história do país, foram oito que ocuparam a Presidência. “É uma novidade porque, hoje, tudo gira em torno dos últimos episódios envolvendo (os ex-presidentes) Lula e Dilma. Dilma foi deposta por um vice. Nesse mesmo período histórico, Lula é preso. E quem é o espelho dele na disputa eleitoral? O vice. Nós estamos vendo o (candidato do PSL) Jair Bolsonaro produzir o mesmo espelho. Quem fala em nome dele enquanto está fora da campanha? O vice. Essa figura torna-se importante pela forma nova que assume: um espectro do titular”, analisou Gurgel.

Esta pode ser a primeira vez que uma mulher assumirá o Palácio do Jaburu. Nas últimas eleições gerais, de 2014, três foram as candidatas a vice-presidente: Célia Sacramento (PV), Cláudia Durans (PSTU) e Sofia Manzano (PCB). As chapas das três, juntas, fizeram 0,75% dos votos válidos no primeiro turno – a mesma porcentagem que o quinto lugar na votação, Pastor Everaldo. “Todos os mapeamentos de participação das mulheres na política se mostram sempre muito baixos. Houve alguma mudança nesses últimos tempos, mas ainda está longe de ser o que as mulheres querem: ver outras mulheres na cabeça, e não apenas como apêndices. É lamentável ver muitas mulheres nesse lugar de vice”, afirma a socióloga Lenita Lengruber.

Se o eleitorado feminino no país é ainda o mais indeciso (80% não têm candidato, segundo o Datafolha de julho), pode ser que o mesmo decida o 2º turno das eleições. Nos últimos quatro pleitos, essa taxa nunca foi tão alta entre as mulheres. Não à toa, a pauta feminina – como aborto, equiparação salarial, e violência de gênero – tem rodeado a agenda eleitoral dos candidatos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo