Destaque

ELEIÇÕES. Interesse dos gaúchos em Eduardo Leite aumentou com o começo da propaganda na televisão

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e infográfico), da Equipe do Site

Quando a campanha eleitoral teve início, candidatos por todo o Brasil correram para as redes sociais para anunciar suas candidaturas. Por consequência, analistas de todo o país se perguntavam até que ponto iria a influência da internet nesta eleição. A resposta, ainda está em aberto, porém já surgiram as primeiras pistas.

O site analisou as pesquisas feitas no Google em relação aos quatro concorrentes ao Palácio Piratini melhor colocados na última pesquisa Ibope, divulgada há uma semana. São eles, em ordem: José Ivo Sartori (MDB), Eduardo Leite (PSDB), Miguel Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT). O estudo foi feito apenas em buscas realizadas no Rio Grande do Sul entre os dias 16 de agosto (primeiro dia de campanha) até o momento atual.

Se você passar o mouse sobre o gráfico interativo abaixo, da ferramenta Google Trends, vai notar que no exato dia em que a propaganda no rádio e na TV teve início, em 31 de agosto, o interesse por Leite teve um salto repentino. Desde então, o tucano vem liderando as buscas realizadas no Google.

O aumento no interesse sobre Leite não significa, necessariamente, que ele é o candidato que mais agrada aos gaúchos. Contudo, deixa claro que a exposição na TV despertou a curiosidade dos internautas que utilizam o Google para pesquisa on-line.

Como você deve ter notado, o gráfico do Google Trends não expõe o número absoluto de buscas. A ferramenta compara o volume total de pesquisas realizadas e as exibe com dados que vão de 0 a 100.

O pico de interesse por Leite ocorreu no feriado de 7 de setembro, data em que a última pesquisa Ibope foi repercutida na imprensa. O tucano está entre os candidatos que tiveram maior crescimento em ponto percentual (AQUI).

O Google Trends também aponta que, no período, Porto Alegre foi a cidade gaúcha que mais demonstrou interesse no tucano. Em geral, quando pesquisam sobre o candidato, os internautas digitam os termos “eduardo leite” e “eduardo leite pelotas”, o que demonstra sua identificação com a zona Sul do Estado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo