Eleições 2012PartidosPrefeitura

EXCLUSIVO. Até setembro, PT define candidato a prefeito. Se fosse hoje, teria que inventar nome

Quais são os principais nomes do PT de Santa Maria e que, portanto, com seus apoiadores, lideram o processo que chegará ao candidato do partido à sucessão de Cezar Schirmer?

Pela ordem, e consoante entendimento unânime de todos quantos acompanham a sigla por dentro:

1) Paulo Pimenta (deputado federal) e a corrente PT Amplo, liderada pelo deputado. Tem pelo menos 45% dos votos internos, se não for mais.

2) Fabiano Pereira (secretário estadual de Justiça) e o PT de Lutas e de Massas. Controlaria coisa como 30% da agremiação, em Santa Maria. Mas hoje esse percentual, dada sua derrota eleitoral, poooode ser até ligeiramente menor.

3) Valdeci Oliveira (deputado estadual e ex-prefeito). Com a chegada de vários ex-militantes do PDT, teria no mínimo 20% das intenções internas de votos no PT.

Como se percebe (e considerando os outros 5% como oscilantes, para fechar os 10%), quem não estiver com Pimenta divide o partido ao meio, ou quase. Ele é o grande eleitor do partido hoje em Santa Maria.

Dito isto, vamos ao que importa, pelo menos para esta nota. Pimenta e Valdeci, como já era dito aqui e em outros lugares, estão unidos. E, portanto, decidem o que é melhor (ou pior) para o PT santa-mariense. Fabiano (que inexplicavelmente ordenou que nenhuma informação fosse repassada ao sítio, desde julho de 2010 – o que, objetivamente, e para o que de fato interessa, não implica em maiores prejuízos, dadas as fontes várias do editor) influencia, claro. Mas não tem poder decisório.

Semana passada, os deputados Pimenta e Valdeci tiveram longa conversa, na capital do Estado. Com fontes ligadas diretamente a ambos e também a Fabiano, e para resumir, pode-se afirmar com absoluta certeza:

1) Nenhum dos dois deputados quer ser candidato a prefeito. Ambos imaginam que seu trabalho no parlamento é mais útil ao partido e a Santa Maria.

2) Se, dos dois, algum for candidato – o que, se não poderia dizer impossível, é muito improvável – será Pimenta.

3) Fabiano, que como secretário de Estado (face às exigências de Tarso Genro, em relação ao seu primeiro escalão) já não seria candidato, se colocará nessa posição apenas e se for convidado. Não será. Ah, essa condição (“se me convidarem”) foi colocada pelo próprio a pelo menos duas pessoas importantes ouvidas pelo editor. E com as seguintes precisas palavras: “estou no banco de reservas”. Isso diz tudo.

4) O prazo para uma definição (e isso foi acertado entre Pimenta e Valdeci, levando em conta a lei eleitoral) é setembro deste ano. Por quê? Se não houver mudança nas normas regulatórias do pleito de 2012, é 30 de setembro o último dia para inscrição de novos filiados aos partidos.

5) Até lá, os dois deputados seguirão conversando, entre si e com setores do partido e, presta atenção, fora dele, na busca de um nome capaz de unir o PT e disputar com chance de vitória a sucessão de Schirmer.

6) Ninguém diz, obviamente, porque isso é próprio da política, mas os petistas se mostram bastante apreensivos. No entanto, admitem ser muito possível emplacar um candidato viável. Que, dedução claudemiriana, pode ser um “cristão novo”. Ou petista novo. Uma  “invenção”, como retrata o título desta nota. Mas, quem? Nem Ele sabe, hoje.

7) Por último: mesmo com todas as dificuldades, e admitindo que há um favoritismo (que, crêem, pode ser destruído na campanha) de Schirmer, os petistas imaginam ser possível apresentar uma chapa competitiva em 2012. E ela será definida com um ano de antecedência. Isto é, até o final de setembro deste ano.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Acho ate que tinha mesmo que tirar o Shirmer, por ele não ter apoiado a Dilma e o PT, sera que ele não ve que todos os cabeças do PT, Santamariense estando empregado não vão mexer com ele e ele vai se eternizar no poder, embora não fazendo nada que o que ele esta fazendo.

  2. O Fort também pode ser…
    É novo, religioso, bom de voto, se dá bem com todos do PT. Fez campanha para o fabiano, para o pimenta, para o Valdeci e para o Cristiano Aquino…
    Tem bom trânsito fora do PT também… É mais Leal ao Schirmer do que os próprios vereadores de situação…
    Ele adora o Farret e se dá muito bem com o Pozzobom…

  3. Sugiro o Galvão de candidato. É um político respeitado e sério. Não cola para vereador, mas para prefeito talvez seria um bom nome. E não seria uma invenção. E teria apoio dos cardeais petistas.

  4. PT “b” seria o Fabiano, mas será como o inter no gauchão um verdadeiro fiasco o schirmer ira massacralo como fez com o Pimenta, para vencer do Schirmer só o Valdeci ja ganhou 2 vesses, mas não sei se ele vai ser candidato. acho que o Farret vem para o PT ai fica o Fabianinho de vice dele (hihihiih) que coisa não

  5. Poderia o Schirmer ganhar por VO?Nem o Loreni se apresentaria?

    Estaria o PT igual ao Gremio? Só quer a Libertadores.

    Existiria o PT b, tipo Inter b no gauchão?Se existe nesse caso a disputa entre eles vai ser bem mais acirrada.Hehehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo