HistóriaMemória

HISTÓRIA. Pós-incêndio do Nacional, Luiz Roese e o nosso Museu Gama d’Eça, tesouro no centro da cidade

“…O símbolo do museu é o rincossauro, porque, por meio desse réptil – cuja ossada foi encontrada pela primeira vez em Santa Maria, em 1902 -, o paleontólogo inglês Arthur Smith Woodward determinou a idade da Formação Santa Maria como datada da Era Mesozóica, período Triássico Superior (aproximadamente 220 milhões de anos). A denominação Scaphonyx fischeri foi dada em homenagem ao santa-mariense Jango Fischer, que encontrou a ossada. O museu foi nomeado em homenagem a José Maria da Gama Lobo d’Eça, o Barão de Saicã.

Para estabelecer seu consultório médico e a residência, o médico Astrogildo de Azevedo contratou o arquiteto Theo Wiederspahn, para elaborar o projeto do imóvel. A edificação eclética é datada de 1913, ou seja, tem mais de 100 anos. De 1964 e 1984, a edificação sediou a prefeitura de Santa Maria…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Depois do Museu Nacional, vamos ficar de olho no Gama d’Eça”, de Luiz Roese. Jornalista que hoje vive em Porto Alegre, após uma dúzia de anos em Santa Maria – onde se aquerenciou no início do século e atuou profissionalmente nos jornais Diário de Santa Maria e A Razão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo