PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Números e campeãs do mês, mulheres e a violência, 27º homicídio, a Lei do Livro

* Pelo menos uma nota absolutamente exclusiva esteve entre as campeãs de audiência no www.claudemirpereira.com.br em agosto, conforme a auditoria do Google Analytics.

* Sim, dos 18.107 leitores diferentes (veja imagem acima) que acessaram o site no mês passado, na média, preferiram as notas políticas e, dentre elas, sempre que possível, as exclusivas.

* É verdade que a campeoníssima era uma informação disponível a todos, mas provavelmente muitos leitores tomaram conhecimento dela (modéstia às favas), quando o o site noticiou.

* No caso, a que chegou em primeiro lugar, publicada no dia 17, um sábado, foi esta:  “ELEIÇÕES 2018. Ibope e RBS divulgam 1ª pesquisa da campanha. Pela ordem: Sartori, Leite, Rossetto e Jorge” (para reler, clique AQUI).

* A 2º colocada, publicada no dia 2, é informação triste. No caso, esta: “MEMÓRIA. Morre um pioneiro do setor automotivo de SM, um dos fundadores da Pampeiro, Ilidio Biacchi”, publicada no dia 2 (AQUI).

* Para fechar o trio de campeãs de agosto, uma exclusivíssima do site, publicada dia 20, num trabalho do repórter Maiquel Rosauro: “EXCLUSIVO. Mateus Bandeira, o líder no Facebook e no Twitter. Eduardo Leite, mais procurado no Google” (AQUI).

* O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou os resultados preliminares de uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento do Judiciário às mulheres vítimas de violência.

* Conforme reportagem da Agência Brasil (AQUI a íntegra), o trabalho foi feito a pedido e em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e mostra a existência de problemas na resolução dos casos de violência de gênero.

* Entre osproblemas constatados estão a falta de juízes em audiências judiciais de violência doméstica e insuficiência do atendimento psicossocial às vítimas.

* A pesquisa aponta também  que as vítimas não entendem ou não recebem esclarecimentos sobre o caso e, às vezes, ainda são culpabilizadas, com a obrigação de pagar multas pelo não comparecimento às audiências. Há ainda informações de que “as mulheres não são tratadas de forma humanizada”.

* As informações que baseiam o levantamento do IPEA foram colhidas em seis juizados e varas exclusivas de violência doméstica e seis não exclusivas, nas cinco regiões do país.

* Claudemir Martins Nunes, 42 anos, é a vítima do 27º homicídio do ano em Santa Maria, como informa material disponível na versão onlina do Diário de Santa Maria (AQUI).

* Nunes “era casado, trabalhava como pedreiro e era morador do Bairro Santa Marta”. Mas o crime aconteceu no sábado, no bairro Vila Oliveira.

* Foram vários golpes de faca, na manhã de sábado, segundo informações da Brigada Militar, que atendeu à ocorrênia. Ele não procurou atendimento médico e morreu no início da tarde.

* São quatro as obras inscritas no concurso “Lei do Livro”, da Câmara de Vereadores. A escolhida para publicação (e lançamento na próxima Feira do Livro) será conhecida até 14 de dezembro.

* Esse é o prazo para a comissão nomeada pelo Legislativo para avaliar o quarteto e escolher até duas para publicação. Integram o grupo Denise Beatriz da Silva Reis (Casa do Poeta), Haydée Hoston Lima (Conselho de Cultura) e Carlos Alberto Belinaso (Academia Santa-Mariense de Letras).

* Os critérios de avaliação, dá conta texto de Claudiane Friedrich, da Assessoria de Imprensa da Câmra, “se baseiam na relevância temática para a cultura e a história do município”.

* Também é exigido, informa o material (AQUI) que “se enquadrem nos gêneros poesia, crônica, romance ou história.” Neste ano, as inscrições para o concurso se deram entre 7 de maio a 20 de agosto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo