QUE TAL?! Faça um “teste de afinidade eleitoral” e saiba com que candidato presidencial se identifica

Do site O ICEBERG e do portal CONGRESSO EM FOCO

Você concorda com a reforma trabalhista? Acredita que os trabalhadores devem contribuir por mais tempo para se aposentar? Defende a política de cotas nas universidades públicas? Essas são algumas das 23 questões que você poderá responder a partir de agora no Congresso em Foco, por meio da “Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018”, para saber com qual presidenciável mais se identifica. O projeto faz parte de uma parceria do Congresso em Foco com o site “O Iceberg”, responsável pela iniciativa que virou um sucesso nas redes sociais desde que foi lançada em 21 de agosto. Para fazer logo o teste, preencha o questionário. Para saber mais sobre o assunto, siga com a leitura abaixo da calculadora (Nota do Editor: para concluir o teste e calcular o resultado, terá que entrar no linque lá embaixo deste texto).

QUE TAL?! Faça um “teste de afinidade eleitoral” e saiba com que candidato presidencial se identifica - congresso-em-foco

Gestores públicos

Distribuídas em cinco áreas (economia, energia, proteção social, segurança e educação), as perguntas foram pinçadas dos principais temas debatidos pelos candidatos a presidente. É possível responder “sim”, “não” e “depende”.

A ferramenta foi desenvolvida por gestores públicos de carreira que trabalham com ciência de dados. “Nossa ideia foi fazer uma ferramenta interativa que permita aos usuários cruzarem o que eles mesmos pensam com o que os candidatos à presidência propõem”, explica o especialista em políticas públicas Leandro Salvador, editor responsável pelo site.

Calculadora de Afinidade Eleitoral reflete o levantamento produzido pelo professor Daniel da Silva Lacerda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base em manifestações públicas e questionários feitos com 11 dos 13 presidenciáveis. Procurados, Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL) e João Goulart Filho (PPL) já aceitaram o convite para responder publicamente às 23 questões e apresentar seus argumentos.

A equipe do site O Iceberg que desenvolveu a Calculadora produziu também alguns materiais de apoio tais como a metodologia utilizada, todas as atualizações e o guia mergulhando nas 23 questões, para os usuários conhecerem mais a fundo as ideias e os interesses em disputa sobre cada questão.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



1 comentário

  1. O Brando

    Discurso de campanha é um, a prática de governo é outra. Calculadora, portanto, mede afinidade com algo que não existe em grande medida. Além disto algumas perguntas foram simplificadas de tal maneira que praticamente direciona a resposta.
    Por curiosidade fiz. Descobri que tenho 38% de afinidade com o Boulos (KKKKKKK) e 46% com a Marina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *