PrefeituraRegiãoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Para otimizar o fluxo no Hospital Regional, municípios do Centro gaúcho promovem ‘capacitação’

Como otimizar os fluxos, para atender aos pacientes que se encaixam no perfil do Ambulatório de Especialidades em Doenças Crônicas

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Representantes das Secretarias de Saúde dos municípios que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) participam, nesta terça (04) e na quarta-feira (05), de uma capacitação promovida pelo órgão e pelo Hospital Regional de Santa Maria. A atividade tem o objetivo de otimizar os fluxos de encaminhamento e orientar quanto ao atendimento de pacientes no Ambulatório de Especialidades em Doenças Crônicas.

Conforme a enfermeira coordenadora assistencial do Ambulatório, Michele de Melo Ramires, a intenção da capacitação é abordar junto aos profissionais, entre outros temas, as notas técnicas com relação a pacientes com diabetes e hipertensão e explicar quem são os usuários que devem ser encaminhados para atendimento no Hospital Regional.

Durante a atividade, os profissionais irão conhecer as dependências do Ambulatório e da estrutura geral do complexo hospitalar, receberão informações sobre a Planificação da Atenção à Saúde e o plano de cuidado compartilhado, além de conhecerem a equipe que atua no local, bem como os membros da 4ª CRS que acompanham a implantação dos serviços no Hospital Regional.

“Precisamos ter uma conexão do Hospital Regional com a Rede de Saúde da região, para que sejam encaminhados aqueles pacientes que são do perfil do Ambulatório. É importante saber quem pode ser atendido aqui, para otimizar os processos”, explicou Michele.

“É muito importante promovermos esse tipo de atividade, para que os municípios conheçam nossa estrutura e para que possam esclarecer dúvidas, alinhar serviços e funcionamento, pois isso reflete, diretamente, na atenção ao paciente”, pontuou o diretor administrativo do Regional, Elvis Preslli Prestes.

Da Secretaria de Saúde de Santa Maria, participam da capacitação a enfermeira e Superintendente de Atenção Especializada, Vanessa Preigschadt Martins; a médica pediatra e reguladora da Central Municipal de Regulação da pasta, Flávia Frazzon; e a enfermeira e agendadora da Central Municipal de Regulação, Maristhey Silveira Pujol de Almeida. Conforme Vanessa, como o direcionamento de pacientes para o Ambulatório se dá a partir de encaminhamentos feitos pelos médicos da Atenção Básica, após o processo de regulação, é fundamental que a equipe conheça esses fluxos.

“Para que este fluxo de encaminhamento seja funcional, precisamos conhecer os instrumentos orientadores, como as notas técnicas, as fichas de atendimento definidas pelo Estado e a metodologia de funcionamento. Nós, enquanto profissionais que estamos participando dessa atividade, temos o compromisso de sermos multiplicadores para os demais profissionais do Sistema Único de Saúde no Município de Santa Maria”, destacou Vanessa.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo