CIDADE. Prefeitura conhece “aplicativo” que deverá facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo
Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Nesta semana, os santa-marienses terão acesso a um aplicativo gratuito pensado para facilitar a vida de quem utiliza o transporte público. O app, desenvolvido pela i3 Tecnologia – empresa local que atua desenvolvendo softwares – estará disponível para celulares com sistema Android e IOS e fornece ao usuário informações como o tempo que um determinado ônibus levará para chegar ao ponto de embarque do passageiro, além da localização exata e em tempo real do ônibus da linha escolhida.
O lançamento do aplicativo ocorre às 19h desta quarta-feira (17), no Hotel Itaimbé, quando será anunciado o nome do software. Nesta terça (16), a novidade foi apresentada ao prefeito Jorge Pozzobom, pelo diretor da empresa, Cristiano dos Santos.
“Esta tecnologia é muito bem vinda, assim como todas as iniciativas desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida dos santa-marienses. A criação desse aplicativo foi uma exigência da Prefeitura à Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), a qual foi atendida e estamos com uma expectativa muito grande em relação a ele”, afirmou Pozzobom.
Segundo Cristiano dos Santos, inicialmente, o aplicativo estará disponível apenas para os passageiros que utilizam as linhas para o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A escolha deste itinerário foi justificada pelo diretor da i3 Tecnologia devido ao perfil dos usuários: jovens que utilizam aplicativos de celular com certa frequência e, por isso, devem colaborar com os ajustes necessários e também na sugestão de melhorias.
“Começamos os testes no final de setembro, para avaliar o funcionamento do aplicativo. Os próprios usuários participaram desta fase e contribuíram bastante para que ele chegasse ao estágio que está agora, pronto para ser liberado para todos os passageiros das linhas que fazem o trajeto até a UFSM. No futuro, queremos expandir a tecnologia para todas as linhas da cidade”, explicou Cristiano.
O secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas; o superintendente de Trânsito e Transporte, Silvio Souza; e o secretário adjunto da pasta, Rodrigo Teixeira, participaram do encontro de apresentação do aplicativo.
“O ponto mais positivo desta inovação diz respeito à questão da segurança do usuário. Sabendo quanto tempo o coletivo leva para chegar ao ponto de embarque, o passageiro evita ficar exposto no local”, disse Vargas.
Servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação da Prefeitura também participaram do encontro com o prefeito.
COMO FUNCIONA O APLICATIVO
O usuário deve acessar a loja virtual correspondente ao seu modelo de telefone e baixar o aplicativo gratuitamente. Após se cadastrar, o passageiro deve selecionar a linha de ônibus que deseja e o ponto de embarque. A partir dessas informações, o app vai informar ao usuário em quantos minutos o ônibus esperado chegará à parada. O aplicativo mostrará ao passageiro o deslocamento do coletivo, em um mapa, em tempo real.
RAZÕES PARA USAR*
– Para ajudar você a programar melhor o seu deslocamento, evitando perder muito tempo esperando o seu ônibus.
– Para te dar mais segurança, evitando ficar parado muito tempo em um ponto de ônibus com risco de assaltos e roubos.
– Para te ajudar a escapar daquela chuvarada, frio ou calorão, enquanto espera o seu ônibus.
– Para você dar mais aquela voltinha ou lanchar antes de pegar o seu ônibus, sem perder tempo esperando.
– E o melhor, é grátis!
* Fonte: Google Play
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Mais uma farsa para a população. Começar pelas linhas que fazem o trajeto até a UFSM, linhas da UFSM e T. Neves são as melhores atendidas da cidade, possuem uma infinidade de horários, colocar para começar nestas linhas da UFSM para os jovens não ficarem expostos. Incompetência da empresa ou o resto da população não importa? O que dá lucro é só linha UFSM? Pegar linhas internas da cidade, muitas ruas, zonas de riscos não querem, o resto que fique exposto. O futuro é futuro sem data. Remedia daqui, dali e o transporte público (ônibus) da cidade segue uma porcaria com ônibus sujos sem nenhuma higienização, sem ar-condicionado, sem nunca se saber se já passou, assim segue Santa Maria.