ELEIÇÕES. Confira o ranking com as interações no Facebook entre candidatos a deputado de Santa Maria
Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos CrowdTangle/Divulgação), da Equipe do Site
Os candidatos de Santa Maria à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados têm investindo forte no Facebook na última semana de campanha. Em média, nos últimos sete dias, cada um dos 27 candidatos realizou três postagens ao dia em suas fanpages.
Entre os candidatos à Assembleia, o líder em interações é Valdeci Oliveira (PT), que busca a reeleição. O petista alcançou 9.889 interações, entre comentários, curtidas e compartilhamentos.
Valdeci é seguido por dois candidatos do Novo, Jacques Eskenazi e Giuseppe Riesgo. Ambos conquistaram, respectivamente, 2.995 e 2.527 interações no período analisado.
Na corrida à Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT), que busca um novo mandato, mantém uma folgada liderança, com 199.856 interações. O segundo colocado, Werner Rempel (PPL), registrou 1.519 interações.
Analisando a tabela abaixo é possível entender o sucesso de Pimenta na rede de Mark Zuckerberg. Sua fanpage possui mais de 370 mil seguidores e é alimentada com mais de 15 publicações por dia.
Riesgo é o que mais investe em impulsionamento
O site também pesquisou o impulsionamento de publicações no Facebook, entre os candidatos de Santa Maria. A rede social disponibiliza uma Biblioteca de Anúncios (AQUI), onde é possível acompanhar quais postagens os candidatos pagaram para chegar a um maior número de eleitores.
Entre os candidatos à Assembleia, oito investiram em anúncios. O campeão é Riesgo, com 85 impulsionamentos durante toda a campanha.
Já entre os concorrentes à Câmara dos Deputados, quatro usaram impulsionamentos em suas postagens. Quem mais fez uso da ferramenta foi Rempel, com 34 anúncios.
Como as prestações de contas ainda estão em aberto, nem todos os candidatos lançaram os gastos com o recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já na Biblioteca de Anúncios, o Facebook divulga apenas uma estimativa do valor gasto. Logo, somente após o pleito, quando todas as contas forem entregues, será possível precisar com exatidão quanto cada um gastou na rede social.
O interessante é que alguns são candidatos beneficiados por tabela. Um exemplo é Pimenta, que fez apenas uma publicação paga nesta campanha, mas ganhou publicidades grátis em dezenas de outros anúncios de candidatos petistas e até de opositores. É o caso de postagens de Riesgo e do candidato a deputado federal Frederico Cosentino (NOVO) que fizeram, pelo menos, três publicações denunciando a distribuição de material de campanha irregular que seria de Pimenta.
Impulsionamento de anúncios
Candidatos à Assembleia Legislativa
Giuseppe Riesgo (NOVO) – 85 anúncios
Valdeci Oliveira (PT) – 42 anúncios
Fabiano Pereira (PSB) – 26 anúncios
Jacques Eskenazi (NOVO) – 19 anúncios
João Chaves (PSDB) – 10 anúncios
Alice Carvalho (PSOL) – 8 anúncios
Luiz Carlos Fort (PR) – 5 anúncios
Jader Maretoli (PRB) – 4 anúncios
Candidatos à Câmara dos Deputados
Werner Rempel (PPL) – 34 anúncios
Francisco Harrisson (MDB) – 15 anúncios
Manoel Badke (DEM) – 11 anúncios
Paulo Pimenta (PT) – 1 anúncio
Complemento, alguém pode não entender. Pimenta posta algo. Um mané lá em Minas Gerais curte. Ocorre interação, mas não vai se traduzir em voto.
Significa nada. Porque o número pode ser manipulado justamente para isto, para servir como propaganda.
Em compensação o que rola no whatsapp e no próprio Facebook Messenger é um portento.