Arquivo

Febre amarela. Santa Maria fora da área de risco. Mas outros municípios da região têm problem

O Brasil é mesmo um país incrível. Doença do quinto mundo volta a se manifestar de forma forte por aqui. E não nas áreas menos desenvolvidas, mas nos Estados melhor aquinhoados. No Rio Grande do Sul, mesmo, em 52 municípios deverá se concentrar a atenção das autoridades sanitárias. Santa Maria não está entre eles, mas outras comunidades da região se encontram na relação de risco.

 

Sobre a situação local, especificamente, confira o material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da prefeitura. O texto é assinado pela jornalista Jaiana Garcia. A seguir:

 

“Santa Maria não oferece risco de infecção de febre amarela

 

A Secretária de Saúde de Santa Maria, Elaine Resener, se pronunciou na manhã desta quinta (10) para afirmar que a cidade não corre risco de infecção da febre amarela. A imprensa divulgou hoje a notícia de que 52 cidades do Rio Grande do Sul fazem parte da área de risco, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. Oito destas cidades fazem parte da região Centro do estado. Mesmo assim, segundo a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização, Ana Motta, os santa-marienses não correm risco. Ela destaca que somente quem viajar para estas cidades deve receber a vacina, que está disponível em dois locais: no posto da Secretaria de Saúde – na rua Floriano Peixoto, nº 1752 – e no Hospital Universitário, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A partir desta sexta (11), as vacinas também estarão disponíveis em outros pontos da cidade, visando facilitar o acesso à imunização: na Unidade de Saúde da Vila Kennedy (das 8h às 12h e das 14h às 16h), na unidade Floriano Rocha, na Santa Marta (das 14h às 16h), e na unidade Oneyde de Carvalho, na Lorenzi (das 14h às 16h). A vacinação é gratuita. Segundo a enfermeira, nenhum mosquito transmissor, os silvestres Haemagogus e Sabethes ou o urbano Aedes aegipty, foi encontrado, por isso a população deve ficar tranqüila.

O último caso de febre amarela em humanos foi registrado no Rio Grande do Sul em 1966, mas não houve morte. Os principais sintomas da doença, que ataca o fígado e outros órgãos, são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia e hemorragia. A maior incidência de casos é registrada nos meses de janeiro e abril, períodos mais chuvosos. A vacina pode ser feita por adultos e crianças a partir de 9 meses de idade.

A listagem completa das cidades consideradas áreas de risco, assim como outras informações sobre a doença, pode ser conferida nos sites do Ministério da Saúde http://portal.saude.gov.br  e da Secretaria Estadual de Saúde www.saude.rs.gov.br .

CIDADES DA REGIÃO CONSIDERADAS DE RISCO: Jaguari, Jari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropi.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo