LÁ DO FUNDO. Marilene e Beto não filiados, 2020 na esquina, Profe Luci e governistas, aliados de amanhã

– A desfiliação do PDT do secretário de Desenvolvimento Ewerton Falk, noticiada em primeira mão pelo site, na madrugada passada (AQUI), noves fora a questão interna do partido, é sintoma de que o pleito de 2020 já começou.

– Os partidos, inclusive o PDT, começam a se colocar na corrida pela sucessão de Jorge Pozzobom, o que se dá, inclusive, marcando posições.

– Não parece ter sido outra a intenção do presidente do partido, Marcelo Bisogno, ao fazer restrições (sem ser necessariamente contra) o financiamento de R$ 78 milhões pleiteados pela Prefeitura e aprovado pela Câmara.

– Que se diga, apenas este site publicou na íntegra a manifestação do pedetista que, não obstante a boa relação pessoal entre ambos, acabou atingindo também o então pedetista que está no governo.

– Sem falar que Ewerton Falk, nunca é demais lembrar, foi o candidato a vice, na dobradinha com o próprio Bisogno, durante a disputa de 2016.

– Agora, para ser completa e absolutamente sincera a posição do partido (não do presidente da sigla, apenas), algo mais precisa ser feito pelo PDT, para que a população entenda a posição partidária.

– O quê? Ora, Luci Duartes precisa, vez em quando, colocar-se como oposição e não tão somente chanceladora das ideias governistas, no parlamento. Aí, sim, se acreditará nas intenções do PDT.

LÁ DO FUNDO. Marilene e Beto não filiados, 2020 na esquina, Profe Luci e governistas, aliados de amanhã - lá-do-fundo-psl-sartori-e-onyx

Sartori conta com PSL de Carmen Flores e do DEM de Onyex Lorenzoni. Mas se ele perder, sem problemas: os partidos irão apoiar Leite

– A poucos dias do pleito, emedebista José Ivo Sartori comemora o apoio de Jairo Jorge, do PDT, e do PSL (partido de Bolsonaro), DEM e Avante.

– Do outro lado, o tucano Eduardo Leite festeja o recebimento da chancel de outros dois partidos, além dos que já estão coligados com ele. No caso, o PV e o Solidariedade.

– O interessante é que, exceção feita (talvez) ao PDT de Jorge, que tem setores brabos com a conduta do ex-candidato, todos demais, indepeendente do apoio de agora, estarão no governo, seja de quem for. Pode anotar.

– Pessoalmente, o Assessor Superior, Roberto (Beto) Oliveira, afirmou textualmente ao editor, que não é filiado ao DEM, como consta de reportagem aqui publicada no ultimo dia 11.

– Por email, e perceptível indignação, reclamou também a CC Marilene Pereira da Cruz, colocada como filiada ao MDB.

– Mais: Marilene buscou junto ao Tribunal Superior Eleitoral um atestado (devidamente enviado ao site) comprovando sua condição de não alistada a qualquer partido.

– Não é demais lembrar que, como o próprio texto da reportagem deixou claro (AQUI), “são as próprias legendas que atualizam as listas de filiados junto ao TSE”.

– Logo, “é muito provável que alguns CCs tenham se desfiliado ou se filiado a outro partido”, ou não sejam filiados, mas constam da lista dos partidos. Ainda que eles possam negar.

– Para fechar o assunto: este site não inventa filiados. E também não acusa disso os partidos. Mas as listas das siglas poderiam ser constantemente atualizadas, para evitar esses constrangimentos.

– Constrangimentos, aliás, que não são deste espaço, mas das próprias agremiações e, claro, os eventualmente criados para os registrados como “filiados”.

LÁ DO FUNDO. Marilene e Beto não filiados, 2020 na esquina, Profe Luci e governistas, aliados de amanhã - lá-do-fundo-luci

Tratamento pra lá de amistoso, nos depoimentos na Câmara. No Ministério Público o clima para Luci talvez mude (foto Maiquel Rosauro)

– Para fechar: chega a impressionar a solidariedade demonstrada pelos governistas à vereadora Luci Duartes, na investigação a que é submetida na Câmara. E que, no extremo, poderia até levá-la à perda do mandato.

– Mas isso é no plano político (o governo sempre contou e pretende manter os votos da professora Luci). No Ministério Público, a tendência talvez não seja exatamente de um clima de festa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *