PREVENÇÃO. Com foco no “Outubro Rosa”, Prefeitura faz ação com adolescentes no Colégio Tancredo Neves
Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Com o objetivo de estreitar o vínculo com a comunidade e trabalhar com a promoção da Saúde, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolveu, na tarde desta terça-feira (23), atividades com foco na campanha Outubro Rosa junto a adolescentes do Colégio Estadual Tancredo Neves, no bairro de mesmo nome.
A atividade reuniu meninas do 8º e 9º ano da escola, em uma grande roda de conversa com as profissionais de Saúde. No encontro, foram repassadas informações sobre o câncer de mama e a importância do autocuidado. As adolescentes receberam orientações sobre como realizar o autoexame das mamas e ouviram atentas às explicações do quanto essa ação é, hoje, o principal meio para se prevenir de um câncer.
Ainda, a conversa abordou questões como sexualidade, além de ser discutida também a temática do empoderamento feminino e do “ser mulher” na sociedade atual. A escola é cadastrada no PSE e, cotidianamente, recebe ações do programa. Foi a partir de um pedido da própria instituição que as temáticas do Outubro Rosa e do empoderamento feminino foram abordadas.
“Trabalhamos com um enfoque de coletividade e promoção de Saúde. Estar aqui, na escola, é estar alinhado às demandas desse espaço comunitário. Muitas dessas meninas acessam pouco o serviço de Saúde, assim, virmos até a escola, é nos aproximarmos deste público, trazer o serviço para perto delas e criar vínculos”, ressaltou a enfermeira responsável pela UBS Ruben Noal, Gabriela Fávero Alberti, que explicou às adolescentes que a unidade está sempre à disposição da comunidade.
Ao final da roda de conversa, as meninas participaram de uma dinâmica em que escreveram o que esperam, enquanto mulheres, para o seu futuro. As frases ficarão disponíveis em um cartaz na sala de aula.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.