PartidosPolíticaPrefeitura

MAPA DO PODER. 13 nomes nas mãos de quem tem a caneta. Há quem vai entrar. E alguns que irão dançar

A foto, feita por este editor em março do ano passado. Outros tempos. Bem mais amenos
A foto, feita por este editor em março do ano passado. Outros tempos. Bem mais amenos

O prefeito Cezar Schirmer passou a quarta-feira na capital – encontro sobre a indústria de defesa e a inserção de Santa Maria como Complexo do setor foram as razões. Mas nesta quinta está em Santa Maria. E aqui encaminha, suspeita-se, mais definições acerca do restante do secretariado.

Há 13 posições ainda sem uma definição. Se bem que uma, a de Planejamento Estratégico (que é extraordinária), pode simplesmente ser extinta. Diz-se que até dia 28, domingo, seria o prazo legal máximo para a efetivação da reforma, conforme lei aprovada na Câmara. Mas isso é relativo: o prefeito pode manter um interino e decidir no momento em que entender mais oportuno.

Conversando com fontes governistas, a ideia do que se expõe logo abaixo não é afirmar nada. Inclusive porque, é convicção no editor, nem o prefeito tem certeza sobre tudo. Mas o que se pretende é fazer um painel do que falta. E, em alguns casos, mero palpite do editor.

Confira o que pode acontecer. Ou não. Vai defender do comandante. E ele não está diante do computador, pode ter certeza. Antes, domina o Palacete da SUCV, que é de onde emana o poder sobre o futuro próximo dos que serão citados a seguir:

AÇÃO COMUNITÁRIA E CIDADANIA Salvo alguma articulação de última hora, a pasta extraordinária deve ser mantida, como canal de interlocução com as associações de bairro. E Adelar Vargas continuará no cargo – exceto se o prefeito entender que há condições políticas de trazer de volta o ex-vereador Cláudio Rosa.

FINANÇAS – Ninguém ameaça a titularidade de Ana Beatriz Barros.

PROCURADORIA – Braço direito e polivalente do prefeito, Anny Desconzi permanece.

GESTÃO – Antonio Carlos Lemos deve continuar. Exceto se não quiser.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Pasta extraordinária que tende a desaparecer. Seu atual Titular, Carlos Brasil Pippi Brisola, vira secretário de Desenvolvimento Urbano ou presidente do Instituto de Planejamento.

CULTURA – A tendência é de continuidade de Iara Druzian. Mas há quem diga que pode ser uma pasta a ser oferecida ao DEM, se o partido tiver um nome forte e aceito pelo prefeito.

EDUCAÇÃO – João Luiz Roth, em licença para tratamento de saúde, continua afastado. A continuação de Silvana Guerino como interina é dada como certa.

INSTITUTO DE PLANEJAMENTO O sucedâneo do Escritório da Cidade deve ter o engenheiro Flávio Portella na direção. Ele ou Pippi Brisola. Nesse caso, Portella iria para a pasta do Desenvolvimento Urbano.

PROTEÇÃO AMBIENTAL Dá-se como certa a saída de Luiz Alberto Carvalho Júnior. Ainda que o prefeito não o culpe por coisa alguma que eventualmente tenha acontecido na área, não tem apoio político. Só não se sabe quem entra no lugar, mas é possível que o DEM indique o novo secretário. Que pode até ser Rodrigo Menna Barreto, hoje no Desenvolvimento Rural.

MOBILIDADE URBANA A continuação de Miguel Passini, ou a indicação de um outro nome do PDT, dependerá de quem vencer a queda de braço. O PMDB, partido do prefeito, não quer nem saber de pedetistas na administração. Schirmer medeia o impasse. Não há nome conhecido para ocupar a titularidade, no caso de saída de Passini.

TURISMO – Norma Moesch gostaria de sair. Bem, isso é o que se dizia em janeiro. Época em que também se afirmava (e o prefeito disse isso, então, a este editor) que Schirmer solicitaria que ficasse pelo menos mais um ano. Deve continuar. Por enquanto.

INFRAESTRUTURA Tubias Calil, junto com Anny Desconzi (Procuradoria), Ana Beatriz Barros (Finanças), aí está outro que só sai se quiser. E, se isso acontecer, irá para outra secretaria, mas não deixará o governo.

DESENVOLVIMENTO RURAL é a pasta que poderá ter um vereador do PP. Paulo Airton Denardin é o mais cotado. Abriria vaga na Câmara, como querem os “progressistas”, para o suplente Luiz Gonzaga Trindade. O atual titular do cargo, Rodrigo Menna Barreto, deixaria a pasta, mas não necessariamente o governo. Só não se sabe qual seria sua posição (Proteção Ambiental?), nem a reação do DEM, partido dele.

É isso. Ou não. Depende de quem manda: Cezar Schirmer.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @Leandro Arnaldo concordo plenamente e NÃO são só os cczinhos,a peleia é maior pelos CCZÃOS,que além do estaus rende um bom troco…..e a comuna???é só um detalhe…….

  2. Esses caras pensam é no poder e seus salários em primeiro lugar. Não se iludam que é o altruísmo e a vontade de ajudar a comunidade suas prioridades. E não me surpreenderia mesmo alguém do Desenvolvimento Rural ir para a pasta Secretaria de “Degradação” Ambiental de Santa Maria.

  3. Prezado Sr. Wolwerine, acho sua conduta meio exagerada ou não conhece o dia a dia da Secretária de Ação Comunitária, fizemos a interligação das Associações Comunitárias com o Governo, e também todas as pessoas que procuram ajuda a gente procura resolver e estamos sim trabalhando em prol das comunidades, a muito fácil falar , mas existe respeito entre as ambas partes, nossa Secretária Coordena a Defesa Civil do Município e outras várias demandas da sociedade. Fizemos trabalho de ajuda humanitária em todas as comunidades, muitas vezes o senhor esta dormindo em casa na madrugada e nós estamos na rua trabalhando pelos mais necessitados. Trabalho nesta Secretária porque acredito numa cidade melhor, onde todo mundo se ajude, o senhor não viu nada porque trabalhamos para resolver problemas, em todas as área da cidade , não estamos ali para brincadeiras, convido o senhor a nos fazer uma visita e ver como se trabalha não venha falar abobrinha se esconder atrás de um nome falso.

  4. AÇÃO COMUNITÁRIA ??? só que até hoje NÃO se viu NADA desta secretaria… e colocar um CASSADO no PODER !!! é BEMMM COMPLICADO… ahhh e esquecerão do”tal” rodrigão do PT, que está nas “trincheiras” GOVERNISTA…
    peguem esse dinheiro que “NÓS” sustentamos esses cabides de emprego… e INVESTEM REALMENTE NAS VILAS E BAIRROS… não seria BEMMM mais fácil ???
    ou será que precisam de CCs pra irem até as vilas e “verem” o que falta ???
    CHEGAAA !!!!

  5. Sugiro para Mobilidade: Carlos Felix já tem experiência como secretário e engenheiro da área, não é politico, pelo que vemos não precisará pintar a cidade para ser candidato, hehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo