CULTURA. Prefeitura promove até dia 30 deste mês, exposição da artista Aracy Colvero. Abertura é hoje
Por ANA BITTENCOURT (com imagem de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Refletir sobre a morte a partir de seu significado para a cultura mexicana é uma das propostas da exposição “De la Muerte y Otras Catrinas”, assinada pela artista visual Aracy Colvero. A mostra será inaugurada nesta terça-feira (6), às 19h, no Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, nº 66 – Centro).
De acordo com Aracy, a série de gravuras em metal apresenta a investigação reflexiva da artista com base na celebração mexicana, de origem pré-hispânica, denominada “Dia de los Muertos”, que coincide com o Dia de Finados. Nas obras, é possível identificar o hibridismo entre estas celebrações, tanto no aspecto da cultura mexicana, quanto no contexto cultural brasileiro.
A partir desta perspectiva, a exposição “De la Muerte y Otras Catrinas” reflete o sincretismo religioso entre a cultura pré-colombiana e a religião católica, revisitado por uma artista brasileira.
“Como resultado, temos o hibridismo das duas culturas dando novos significados e sentidos ao assunto, permitindo uma mudança de perspectiva não só na elaboração da ideia da morte, como da reelaboração que fazemos sobre a cultura do outro”, afirma Aracy Colvero.
SERVIÇO
O QUE: Exposição “De la Muerte y Otras Catrinas”, de Aracy Colvero
QUANDO: De 06 a 30 de novembro (vernissage na terça-feira, às 19h)
ONDE: Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, nº 66 – Centro)
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 9h às 12h30min
PROMOÇÃO: Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Museu de Arte de Santa Maria (MASM)
ENTRADA FRANCA
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.