Arquivo

Dividido, mas… Olha o PMDB aí, gente! Eis o grande vitorioso na eleição de 1º de outubro

Por um lado, é extraordinário. Afinal, como pode uma agremiação que, de tão dividida, sequer candidato a Presidente da República apresentou, ser a grande vitoriosa de um pleito? Por outro, dê-se a mão à palmatória: exatamente a inexistência de um concorrente ao Palácio do Planalto permitiu que, uma aliança aqui, outra acolá, sozinho mais adiante, o PMDB, afinal, conquistou o maior número de deputados. E fez mais votos do que em 2002, para o parlamento. Exatamente no ano que, mais ou menos (tinha a vice na chapa de José Serra, disputou os cargos maiores da Federação. E ainda, mesmo que por vias transversas, poderá até mesmo conservar a maior bancada no Senado.

Quer saber um pouco mais dos números, que inclui também uma avaliação do desempenho do PSDB? Leia o que escreveu o colunista do jornal O Globo, Ilimar Franco, na página dele na internet:

”O PMDB, quem diria? O grande vitorioso
E a luta continua

O PMDB foi o grande vitorioso destas eleições. O partido elegeu apenas quatro senadores, mas tem uma bancada de 13 senadores. Com a ajuda dos demais partidos será a maior bancada no Senado com direito a reeleger o presidente do Senado. O suplente de Roseana Sarney, do PFL, que pode se eleger governadora do Maranhão, é do PMDB. O suplente do vice de Luiz Henrique em Santa Catarina, Leonel Pavan do PSDB, que pode se eleger para o governo, também é do PMDB. O partido só não será a maior bancada se o PFL e o PSDB se uniram contra Roseana e Luiz Henrique.

O partido teve 1,8 milhão de votos a mais do que em 2002 para a Câmara dos Deputados. Fez a maior bancada na Câmara. Em relação às eleições de 2002 o partido aumentou sua bancada na Câmara de 74 para 89 deputados. Um saldo positivo de mais quinze (+ 15). O partido tem uma bancada proporcionalmente homogênea com 20% do Sul, 24% do Nordeste e 26% do Sudeste.

Nas eleições para governador o PMDB também sai vitorioso. Elegeu cinco em 2002, já elegeu quatro no primeiro turno (Amazonas, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul) e pode eleger seis no segundo turno (Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Paraíba e Rio Grande do Norte). Só falta agora o partido ter um projeto comum de poder para voltar para o jogo principal.

O PSDB segura o peão

O PSDB não foi lá estas coisas, mas manteve-se no jogo principal. O partido elegeu cinco senadores e terá uma bancada de 14. Novamente ele ficará numa posição de coadjuvante do PFL no Senado. Mas dará muito trabalho ao governo Lula, se reeleito, pois junto com a oposição manterá seu poder de convocar CPIs. Se Alckmin ganhar vai dar os votos para que o PFL presida o Senado.

Os tucanos não foram lá muito bem nas eleições para a Câmara. Elegeram 65 deputados contra os 70 que elegeram em 2002. Saldo de menos cinco (-5). Como consolo os tucanos aumentaram em 217 mil os seus votos para a Câmara. O partido continua enfrentando problemas para se implantar em todo território nacional. O partido elegeu 43% de seus deputados no Sudeste, e destes 60,7% em São Paulo.

O PSDB vai continuar tendo como sua maior força os governos estaduais. O partido dificilmente repetirá os sete governadores eleitos em 2002. Mas já elegeu quatro (São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Alagoas), inclusive os dois maiores colégios eleitorais do país. E ainda pode eleger mais…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Ilimar Franco na internet, no endereço http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo