EducaçãoPrefeitura

EDUCAÇÃO. Quatro escolas (três municipais e uma privada) farão intercâmbio de pesquisa em Portugal

Em junho, Escola Perpétuo Socorro, uma das que irá a Portugal, recebeu kits tecnológicos por meio do PEA-Unesco. Intercâmbio é em 2019

Por MAURÍCIO ARAUJO (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Alunos e professores de quatros escolas de Santa Maria – sendo três da Rede Municipal de Ensino e uma particular – foram convidados a participar de um intercâmbio de pesquisa em Portugal por meio do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).

Nesta terça-feira (14), uma comitiva da Secretaria de Educação e representantes das instituições estiveram em Canoas, onde participaram de um seminário instrutivo para garantir a participação dos projetos desenvolvidos nas escolas do Município em solo europeu.

As escolas que tiveram os projetos aprovados para o intercâmbio são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Perpétuo Socorro, José Paim de Oliveira e Chácara das Flores, além da Escola Santa Catarina. Ainda no mês de setembro, quando oito escolas de Santa Maria foram certificadas pela PEA-Unesco – em Salvador, na Bahia -, os trabalhos foram avaliados e selecionados para participar do intercâmbio Brasil/Portugal.

O intercâmbio ocorre de 28 de setembro a 12 de outubro de 2019, em várias cidades portuguesas. Os trabalhos de pesquisa apresentados são avaliados por bancas portuguesas, convidadas pela Association for World Innovation in Science and Health Education (Awishe) que, em novembro do ano passado, trouxe a Santa Maria o programa Infection Control Awareness Through Education (ICATE), durante o II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, sediado em Santa Maria.

Conforme o prefeito Jorge Pozzoboma e a coordenadora do programa na Secretaria de Educação, Elhonara Diniz Ribeiro, sediar o II Encontro Nacional abriu novas possibilidades para as escolas da cidade, dando ainda mais visibilidade aos projetos desenvolvidos pelas instituições.

“Nossas escolas merecem esse reconhecimento. Fortalecemos a Educação, valorizamos nossos professores, qualificamos ainda mais o ensino e trouxemos este importante Encontro Nacional para Santa Maria. Os resultados estão sendo colhidos”, destacou o chefe do Executivo.

“Dentre tantas escolas do Rio Grande do Sul, fomos os escolhidos para participar deste intercâmbio de pesquisa, o que nos orgulha muito e motiva para seguir trabalhando fortemente pela Educação Municipal”, destacou Elhonara.

A partir de agora, as escolas selecionadas precisam transformar os projetos – dentro dos quatro eixos temáticos da PEA-Unesco: Problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural – em artigos científicos em Inglês e Português e enviar a pré-inscrição até o dia 20 de dezembro. Até 30 de agosto de 2019, os artigos precisam ser encaminhados para Portugal.

O Seminário instrutivo, realizado em Canoas, ocorreu no Colégio Maria Auxiliadora e foi ministrado pela relatora do PEA-Unesco e tutora da Awishe Brasil, professora Sueli Matos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo