PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Os vereadores e a Faixa Velha, nome afetivo para adotados, os jovens do MDB e Leite

Parlamentares santa-marienses João Kaus e Jorge Trindade em audiência no DAER, em Porto Alegre. nesta quinta. Faixa Velha foi o tema

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

* Os vereadores João Kaus (MDB) e Jorge Trindade – Jorjão (REDE) estiveram em Porto Alegre, nessa quinta-feira (29), para agenda com diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino.

* Os parlamentares santa-marienses receberam a confirmação de que a obra de duplicação da RST-509 será brevemente concluída em conformidade com seu respectivo projeto.

* No encontro, Jorjão e Kaus reforçaram a necessidade da instalação da tubulação na Faixa Nova de Camobi, no trecho compreendido entre as Ruas Heitor da Graça Fernandes e Franklin Bittencourt Filho, objetivando evitar o alagamento de diversas residências.

* A dupla também teve agenda junto à direção do IPE, a fim de acompanhar o andamento do convênio IPE Saúde junto à Prefeitura de Santa Maria. Ambos cobraram celeridade no processo.

* O vereador Valdir Oliveira (PT) protocolou um Projeto de Lei que visa permitir o uso do nome afetivo (designação pela qual a criança ou adolescente é identificada) nos cadastros das instituições escolares, de saúde, cultura e lazer para crianças e adolescentes que estejam sob guarda da família adotiva em Santa Maria.

* A identificação através do nome efetivo ocorrerá nos casos em que a criança ou adolescente estiver sob a guarda provisória, concedida em regular processo de adoção.

* Em sua justificativa, o autor disse que é comum surgir durante o processo de adoção à vontade dos adotantes ou dos adotados de mudar o prenome e/ou sobrenome civil, uma vez que o processo de adoção representa uma oportunidade de renovação tanto para quem adota como para as crianças e adolescentes que são adotados.

* “Porém, grande parte das instituições só aceita o nome efetivo depois de o trâmite da adoção definitiva completamente finalizada”, diz o vereador.

* Que complementa: “o que pode demorar muito tempo, fazendo com que essa demora possa gerar inúmeros constrangimentos para a criança ou adolescente que acaba tendo de utilizar o nome civil ao qual não está identificada”.

* A Juventude do MDB no Rio Grande do Sul anda tirando chacota do governador eleito Eduardo Leite (PSDB).

* Em uma publicação no Facebook, a organização política ironizou a postura do tucano em condicionar a participação no futuro governo à votação do ICMS.

* Ou seja, negociação de cargos em troca de apoio na Assembleia Legislativa, algo que não condiz exatamente com a imagem que Leite vendeu durante a campanha eleitoral.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Alás, Valdir Oliveira divulgou contrato relativo ao Hospital Regional. Obvio que o irmão tinha a mesma informação. Qual o motivo de um vereador divulgar uma informação que diz muito mais respeito ao nível estadual?

  2. Salvo melhor juízo, projeto de Valdir Oliveira é inconstitucional. Legislar sobre direito civil é prerrogativa exclusiva da União. Pode até trazer prejuízo para as criaturas no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo