CongressoPartidosPolítica

VAN HATTEM. Primeiro líder do Novo na Câmara dos Deputados tem 32 anos e foi o mais votado no Estado

Deputado, então no PP, diz ter se arrependido de posar ao lado de Temer em 12 de maio de 2016, quando o emedebista substituiu Dilma

Do portal especializado Congresso em Foco, com foto de ANDERSON RIEDEL (Arquivo/Divulgação)

Deputado mais votado do Rio Grande do Sul em outubro passado, o cientista político gaúcho Marcel van Hattem foi o escolhido do partido Novo para liderar a bancada de oito deputados na Câmara. É a primeira vez que o partido terá uma bancada com número suficiente para constituir liderança partidária no Congresso.

A escolha foi por unanimidade entre oito deputados eleitos pelo Novo. Em sua linha programática, o partido promete atuação norteada pela pauta de reformas como a da Previdência, pela defesa das liberdades individuais e pelo combate a privilégios e mordomias.

Serão dois os vice-líderes do partido: Paulo Ganime, do Rio de Janeiro, e Tiago Mitraud, de Minas Gerais. Os demais deputados – Adriana Ventura (SP), Alexis Fontayne (SP), Gilson Marques (SC) e Lucas Gonzalez (MG) e Vinicius Poit (SP) – serão distribuídos por comissões temáticas permanentes e especiais da Câmara.

Marcel tem 32 anos e já foi vereador em Dois Irmãos, município gaúcho com pouco mais de 30 mil habitantes e sua cidade natal. Também já exerceu mandato de deputado estadual. Em outubro, recebeu 349 mil votos,

Ele se diz preparado para defender princípios e valores do partido, como livre iniciativa, economia de mercado e combate a privilégios e burocracia. “Nossa primeira medida será reduzir pela metade o uso do cotão, contratar assessores técnicos por meio de processo seletivo e abrir mão de mordomias e privilégios, como apartamento funcional e auxílio-moradia”, afirma o deputado eleito, que também é jornalista e consultor de relações internacionais.

“Nossa bancada também irá defender as privatizações, a redução da máquina pública, a desburocratização e as reformas, especialmente a da Previdência, essencial para o reequilíbrio das contas públicas”, acrescentou.

Representação

O partido anuncia postura independente em relação ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Em texto distribuído à imprensa, diz que apoiará propostas alinhadas ao seu estatuto, “as criticará propostas que considera inadequadas para as liberdades e o crescimento econômico”.

O partido foi fundado em 2015 disputou sua primeira eleição nacional em 2018. Conseguiu superar a cláusula de barreira, critério de corte baseado em número de eleito, e assegurou benefícios partidários como fundo de financiamento, horário gratuito em rádio e TV e estrutura congressual.

Além dos oito deputados federais, o partido elegeu 11 estaduais e uma distrital. A principal vitória da legenda foi a eleição de Romeu Zema como governador de Minas Gerais, desbancando o experiente senador Antonio Anastasia (PSDB). Já o candidato a presidente, João Amoêdo, alcançou 2,7 milhões de votos e terminou a corrida presidencial em quinto lugar, superando nomes como Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo