Artigos

Construção de mais uma creche é retomada – por Jorge Pozzobom

O investimento (e as expectativas) na EMEI Monte Bello, no bairro Camobi

Prefeito Jorge Pozzobom, junto da secretária de Educação, Lúcia Madruga, assinou a ordem de serviço para a retomada da obra da creche Monte Bello, na Cohab Fernando Ferrari, em Camobi, no dia 8 de novembro (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Recentemente, destaquei neste espaço a retomada de uma obra importante na área da Educação. Na ocasião, em outubro passado, tratei sobre a assinatura da ordem de serviço da construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Santa Marta, localizada no bairro Nova Santa Marta, na região oeste de Santa Maria.

Agora, volto a falar sobre mais uma creche que, assim como a EMEI Santa Marta, estava com as obras paralisadas devido a problemas com o contrato anterior: a EMEI Monte Bello, na Cohab Fernando Ferrari, em Camobi, na Região Leste.

Posso parecer repetitivo ao bater nessa tecla das creches, mas é um assunto que nossa gestão vem tratando como prioridade. Fiquei extremamente angustiado quando essas duas obras amargaram um período de paralisação, porque, depois de prontas e equipadas, essas creches representarão centenas de crianças na escola e, consequentemente, centenas de pais e mães que poderão trabalhar sabendo que seus filhos estarão em um local seguro e adequado para o seu desenvolvimento.

Com investimento de R$ 4.394.075,73, a obra da creche Monte Bello tem prazo de 180 dias para a conclusão. Assinei a ordem de serviço para a retomada no dia 8 de novembro, o que me deixou particularmente feliz e aliviado por termos resolvido mais esse entrave. Afinal, muitos são os obstáculos que encontramos no que diz respeito à burocracia no setor público. E, nosso papel enquanto gestores é justamente o de irmos vencendo cada obstáculo que se apresenta. Sempre com muita seriedade e responsabilidade.

A secretária Lúcia Madruga, a quem eu chamo carinhosamente de “Prefeita da Educação”, relembrou, durante o ato dessa retomada, da trajetória que envolveu essa creche até aqui. Por isso, faço questão de reproduzir as palavras dela: “Em 2017, começou a nossa caminhada para vencer o processo burocrático, que não nos permitia mudar o projeto desta obra.

Fizemos todos os passos, e foram muitos, para conseguir solicitar esta mudança. Aproveitamos o que já estava feito na obra e refizemos o novo projeto. E, agora, finalmente, vamos conseguir retomar a execução do serviço. Muito obrigada a todos os profissionais que se empenharam tanto para conseguirmos chegar aqui. Estamos muito felizes. Mais felizes que hoje, acredito que só no dia em que entregarmos esta obra pronta para a comunidade”.

E esse também é o meu sentimento. A EMEI Monte Bello poderá ofertar 120 vagas para turno integral ou 240 vagas para turno único (manhã e tarde), contemplando crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Será uma entrega que, realmente, fará muita diferença na vida da comunidade.

E nossas conquistas na área da infraestrutura na Educação Infantil não param por aí. À creche da Monte Bello, somam-se outras quatro – três já em construção (EMEI Santa Marta, EMEI Medianeira e EMEI Diácono João Luiz Pozzobon, esta última, inclusive está com a obra 98% pronta) e uma cuja licitação será lançada em breve (creche no Residencial Lopes). Além, é claro, das duas que já entregamos na nossa primeira gestão: EMEI Ivanise Jann de Jesus, no loteamento Cipriano da Rocha, e EMEI Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner.

Esse é o nosso compromisso com os santa-marienses: tratar a Educação como prioridade na prática. Cuidar das pessoas, começando pelas nossas crianças!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Calçadão ainda não esta pronto, Casa de Cultura continua desabando, Centro de Eventos esta como sempre foi, predio da Rio Branco tera que ser demolido (ou não), buracos nas ruas não faltam, a rodovia Pains-Arenal não saiu do mimimi. Problema com o contrado anterior só pode ser c@g@d@ do poder publico (que também faz os editais, ou seja, ganhou quem não podia já se sabe o responsavel). Depois a obra paralisa e colocam, com ajuda da imprensa, a culpa nas empresas. Se alguém assalta uma pessoa é culpa do poder publico que não proveu segurança. Simples assim. No mais, Claudemir com P. lava chapa com Omo porque lava mais branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo