CidadaniaEducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. Vem aí a Casa do Estudante Indígena da UFSM. Inauguração confirmada para a próxima sexta

Com uma área total de 1.244,16 m², a casa oferece 96 vagas de moradia, exclusiva para estudantes indígenas, no campus da UFSM

Da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, com foto de MARCOS OLIVEIRA

A Universidade Federal de Santa Maria realiza na próxima sexta-feira (14) a cerimônia de inauguração da Casa do Estudante Indígena – Augusto Ópẽ da Silva. O ato está marcado para às 11h, junto ao primeiro bloco da moradia indígena, localizado à esquerda do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus sede, em Camobi. Estarão presentes lideranças indígenas e universitárias.

A programação de inauguração inicia ainda na quinta-feira (13) à noite, com a recepção de lideranças indígenas, ritual Kaingang e reunião com a presença do coordenador da Comissão de Implementação e Acompanhamento do Programa Permanente de Formação de Acadêmicos Indígenas (CIAPFAI), representantes das aldeias e coletivo indígena.

Na sexta-feira (14), a cerimônia inicia às 11h com o Hino Nacional cantado em Kaingang, pelo acadêmico Josias Vitorino. Em seguida, haverá uma apresentação de dança, pelo coletivo indígena, e o pronunciamento das autoridades presentes. À tarde, caciques e lideranças estudantis reúnem-se para a articulação das demandas dos estudantes indígenas a serem apresentadas ao reitor.

Sobre a Casa do Estudante Indígena – O bloco de moradia estudantil indígena tem três andares e doze apartamentos mobiliados, cada um com quatro quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Com uma área total de 1.244,16 m², a casa oferece 96 vagas de moradia, exclusiva para estudantes indígenas. O valor total investido na construção e na mobília dos apartamentos foi de aproximadamente R$ 1,8 milhão. Finalizado no início de 2018, o bloco foi entregue aos estudantes indígenas ainda no primeiro semestre. Atualmente, residem no local 74 moradores, entre eles filhos dependentes de estudantes indígenas.

Este é o primeiro bloco de um projeto ampliado de moradia estudantil indígena na UFSM, idealizado em 2015. A proposta da Universidade é construir outros três prédios semelhantes, na mesma área, dispostos em forma de círculo, simulando uma aldeia indígena. A área central, entre as edificações, seria destinada à realização de rituais e usada como espaço de convivência. Apesar de projetadas, as obras dos demais blocos ainda não tem previsão de execução.

Serviço:

O que: Inauguração da Casa do Estudante Indígena da UFSM – Augusto Ópẽ da Silva

Quando: sexta-feira, dia 14 de dezembro, às 11h

Onde: Bloco estudantil Indígena (à esquerda do CEFD) – Campus sede – Camobi

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo