MundoTrabalho

TRABALHO. Se você mora em Portugal há seis meses, pode até fazer concurso, mesmo sendo um estrangeiro

Por BIANCA PEREIRA (com imagem de reprodução), da Equipe do Site

O governo Português abriu novamente vagas para brasileiros se inscreverem em concursos públicos no país (desde que você esteja lá há pelo menos seis meses) mediante 2 requisitos: obter o “Estatuto da Igualdade de Direito” e validar o diploma no país. O interessante é que assim como no Brasil o concurso traz estabilidade para quem preenche as vagas públicas, e o país possuí um dos processos de residência legal mais simples e aberto aos brasileiros.

A validação do diploma de ensino médio e/ou superior é necessário pelos mesmos motivos do Brasil, já que os concursos pedem um grau de escolaridade mínimo para exercer funções públicas, comprovando a habilidade pra exercer o cargo.

Para tirar o Estatuto é preciso solicitá-lo no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), em Portugal. É necessário morar há pelo menos meio ano nopaís e apresentar uma cópia do título de residência e certificado de nacionalidade. Os dois países firmaram um acordo em 22 de abril de 2000, chamado “Estatuto da Igualdade de Direito e Deveres” que dá os mesmos direitos de cidadão em ambos os países. O Estatuto é conhecido como Tratado de Porto Seguro e entre os benefícios está a possibilidade de concorrer à bolsas de estudo nacionais e o acesso ao Cartão Cidadão azul que pode ser usado como documento de identidade no país.

Além disso, Portugal criou outro acordo incentivando cidadãos de todos os países que falam a língua portuguesa a se mudarem para o país. A proposta foi acolhida por todos os demais integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e propôs acesso a direitos sociais, vistos de residência e trabalho automaticamente.

Este novo acordo deve entrar em vigor em até dois anos.

Confira os próximos concursos:

BEP: Bolsa de Emprego Público é um site que reúne a maior parte dos concursos públicos em Portugal.

www.bep.gov.pt

DGAE: A Direção Geral da Administração Escolar publica regularmente em seu site os concursos públicos em Portugal para professores e cargos administrativos escolares.

www.dgae.mec.pt

BASE: O site BASE disponibiliza quase 30 mil contratos e licitações públicas em Portugal, que podem ser consultados por qualquer pessoa.

www.base.gov.pt     

ESPAP: No site da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, você vai encontrar concursos abertos de compras públicas.

www.concursos.espap.pt

ACSS: Para quem procura concursos públicos em Portugal na área da saúde/medicina o Portal da Administração Central do Sistema de Saúde disponibiliza uma lista dos concursos abertos.

www.acss.min-saude.pt

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo