CidadaniaPrefeituraSanta MariaTrânsito

CIDADE. Bombeiros simulam um acidente de trânsito neste sábado, na 158. População não deve se alarmar

Bombeiros vão simular acidente trânsito para treinar atendimento a vítimas na BR-158, no Bairro Cerrito, na manhã deste sábado

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O Corpo de Bombeiros vai simular, neste sábado (26), um acidente de trânsito na BR-158, km 322,8, na altura da Vila Floresta, no Bairro Cerrito. A atividade, que busca treinar profissionais no atendimento a vítimas, está marcada para começar às 9h. Por essa razão, a população não deve ficar alarmada caso flagre o acidente simulado.

As atividades vão começar com os ajustes da cena, onde serão dispostos dois carros e um ônibus de forma a simular um acidente envolvendo os três veículos. A simulação contará com 25 vítimas dispostas em situações como em um acidente real.

O processo de atendimento desse tipo de ocorrência requer o estabelecimento de um Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Esse sistema é composto por protocolos de atendimentos de emergência postos em prática quando há necessidade de múltiplos atendimentos.

“Esse sistema requer uma coordenação e um sincronismo entre as equipes, o que só pode ser atingido com o treinamento das equipes. Assim, o simulado permite avaliar os níveis de capacitação e agilidade na resolução de tais eventos”, explica o comandante-interino do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), major Márcio Farias.

O major ainda conta que a simulação busca treinar, capacitar e definir atribuições e competências para as equipes de saúde do atendimento pré e intra-hospitalar, de segurança, de isolamento da cena e apoio em uma eventual situação real, visto que, há muitos anos, não há treinamento em conjunto com os órgãos de segurança e de prestação de serviços à comunidade.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal e a Brigada Militar (BM) estarão responsáveis pelo isolamento e pela segurança das pessoas que vão se aproximar do local, e ficarão em uma área externa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará em uma área mais próxima, fazendo a triagem das vítimas (classificação conforme tipo de ferimento, por exemplo). As ambulâncias e equipes de transporte estarão em um local entre a área de triagem e a saída para a área externa. Os militares do CBM ficarão no local onde as vítimas estarão, ou seja, na área do acidente, fazendo a estabilização dos veículos, o primeiro atendimento e a remoção das vítimas do local do acidente simulado.

Após a saída das vítimas do local, elas serão transportadas para as unidades médicas conforme a classificação feita pela equipe do Samu e serão indicados os locais para transporte imediato: os hospitais e pronto-atendimentos do Município, que estarão de prontidão para também testarem seus sistemas de atendimento.

Estarão presentes e atuando nas atividades: PRF, Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), Guarda Municipal, BM, Samu, Unimed, Apolo Resgates, Hospital Geral do Exército (HGE), Pronto-Atendimento Municipal (PAM), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (HBMSM), Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), Sistema Educacional Galileu Galilei (SEG) e Seters Treinamentos em Emergências e Saúde.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo