PrefeituraSaúde

SAÚDE. Prefeitura faz testes rápidos de doenças em apenados da Penitenciária Estadual de Santa Maria

Ação da secretaria de Saúde foi realizada na tarde desta segunda, na Penitenciária Estadual de Santa Maria, no Distrito de Santo Antão

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o objetivo de ampliar o número de testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites na cidade, a Prefeitura Municipal realizou, nesta segunda-feira (10), um mutirão de testes rápidos na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), localizada no Distrito de Santo Antão.

Conforme a coordenadora da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, Daiane de Magalhães Tolentino, que coordenou a ação junto a profissionais da Política e da Casa 13 de Maio, a ação é resultado de um pedido da própria equipe da PESM, que solicitou capacitações para que pudessem iniciar as testagens no local.

A partir das capacitações, ficou definido que será realizada triagem com os detentos que ingressarem na instituição. Daiane explica que, ao ampliar o número de testes realizados, é possível evitar a transmissão e a contaminação de doenças, já que é oferecido tratamento aos usuários.

“Como se tratam de infecções transmissíveis, se não houver tratamento, podemos ter uma cadeia de transmissão dessas doenças. Precisamos ampliar o número de testes, para que consigamos chegar nesses usuários e proporcionar a eles o tratamento necessário de forma precoce”, explicou a coordenadora.

Ao longo da tarde, foram realizados testes rápidos com cerca de 20 detentos. Os apenados que participaram da ação aderiram por livre demanda. A aplicação foi feita pelos profissionais do Município em conjunto com a equipe da PESM, já que, a partir de agora, é a equipe da penitenciária que será responsável por realizar as testagens e repassar as informações à Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais para a condução do acolhimento e tratamento dos apenados.  Caso os detentos que realizaram os testes nesta segunda-feira tiverem resultado positivo, eles já serão encaminhados para tratamento na Casa 13 de Maio.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo