Socorro para pequenos e médios empreendedores é urgente – por Roberto Fantinel

Há tempos defendo que é preciso garantir aos pequenos e médios empresários uma ajuda para sobreviverem diante da pandemia. Pesquisa realizada com moradores da capital gaúcha e divulgada nesta sexta-feira, 2, mostra que mais de 90% da população também pensa assim, pois concordam com a frase: “É necessário um tipo de auxílio aos pequenos e médios comerciantes e empreendedores para que possam deixar fechados os seus negócios em função do isolamento social”.
Por isso, mais uma vez abordo esse tema. Em Santa Maria, de forma especial, esse socorro é urgente, afinal, nossa economia tem como base o serviço. Para alguns, infelizmente já é tarde demais. Muitos negócios já foram fechados, muitos empregos foram perdidos. Daí a urgência do reforço: é hora de agir!
Cito como exemplo o comércio. Essa instabilidade de abre e fecha, de uma hora pode uma coisa, noutra pode outra, só gera caos e incertezas. Para quem trabalha com estoque pequeno, ainda mais. E, para piorar, a cobrança dos impostos não teve nenhum alívio. É uma conta que não fecha e que só tende a piorar.
O resultado da ausência de uma política efetiva de socorro a alguns setores da economia terá um resultado desastroso para a população nos próximos meses e anos. As diferenças sociais serão ainda mais acentuadas. A informalidade tende a crescer ainda mais. Isso significa menos arrecadação para o Estado e, consequentemente, menos direitos para quem mais precisa.
Como deputado estadual, tenho a convicção de que a Assembleia está ao lado do povo gaúcho e pronta para votar medidas que caminhem nesse sentido. O mesmo deve ser feito em cada município. É hora de agir com clareza, responsabilidade e compromisso com o presente e o futuro de Santa Maria. É hora de agir e implementar uma política efetiva de ajuda àqueles que pagam seus impostos em dia e que têm sobrevivido, apesar do poder público nada fazer.
*Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
Crédito da imagem: iXimus / Pixabay.
Problema é que muita gente já quebrou e não sabe. Outros, pela mudança de conjuntura, não dobram a esquina. Socorro é medida, mas simplesmente jogar dinheiro em cima do problema, sem pensar muito é típico dos políticos.