VIOLÊNCIA. A dois dias do fim do ano são 55 crimes de morte. Uma mulher de 53 anos é a vítima mais recente
Depois de um primeiro semestre com números ruins, mas bem melhores que em anos anteriores, a segunda parte de 2018 se revela peculiarmente violenta em Santa Maria – se considerados os números de assassinatos. Só na última semana, como constada material disponível no portal GaúchaZH (AQUI), do Grupo RBS, são quatro crimes que resultaram em morte. No total do ano já são 55 casos, três deles latrocínios (matar para roubar).
Na reportagem assinada por Amanda Boeira, da Rádio Gaúcha, estão também detalhes do crime de morte mais recente. A vítima, assassinada pouco antes das 10 da noite de sexta-feira, é Ivonete Vasconcelos Brunelli, 53 anos. Ela era apenada pelo sistema semiaberto e cumpria sua pena utilizando uma tornozeleira eletrônica, como relata a matéria.
Conforme testemunhas citadas pela repórter e também pelo colega Renato Oliveira, em seu perfil no Facebook (AQUI), vizinhos acionaram a Brigada Militar e informaram que dois homens em uma mote realizaram os disparos que mataram Ivonete.
Para fechar, uma informação relevante traziada pela repórter Amanda, acerca do histórico da vítima. Vale reproduzir o parágrafo, na íntegra. Ele é elucidativo. Confira:
“No ano passado, o filho de Ivonete, Tiarles Brunelli Santos, foi morto a tiros ao chegar em casa. O jovem tinha 26 anos na época do crime. Ele também tinha passagens pela polícia. Em 2011, mãe e filho foram presos em flagrante pela Polícia Civil por tráfico de drogas e receptação. “
Quase 20 homicídios por 100 mil habitantes. Media mundial é algo como 6,5. África 12,5.