Santa MariaTragédia

KISS, SEIS ANOS. Questionário online dá a largada, neste domingo, para o site do “Memorial às Vítimas”

Por LUIZ ROESE, Especial para o Site

Neste domingo, 27 de janeiro, data em que a tragédia da Boate Kiss completa seis anos, será apresentado o site do futuro Memorial às  Vítimas da Tragédia. Será às 19h15 deste domingo, na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria A primeira iniciativa nesse  sentido é o questionário (imagem acima) que pode ser acessado  em www.memorialkiss.org.

O questionário visa a auxiliar na concepção das exposições do futuro memorial, que será construído na cidade de Santa Maria, no mesmo local onde aconteceu o incêndio em 27 de janeiro de 2013, que causou a morte de 242 pessoas, a grande maioria jovens.

As exposições têm como propósito apresentar ao público visitante algumas dimensões daquele trágico acontecimento e serão realizadas em espaços apropriados, contemplados no projeto arquitetônico, já definido no concurso realizado em 2017.

Esse questionário está direcionado tanto para as pessoas diretamente envolvidas na tragédia, sobreviventes e familiares diretos, quanto para a comunidade mais ampla, pessoas interessadas em se manifestar sobre a iniciativa. Ele tem por objetivo fornecer elementos para o planejamento do futuro do memorial. É confidencial, e não é necessária identificação ao respondê-lo.

A ideia é que o questionário seja respondido pela maior quantidade de pessoas possíveis, que morem ou não em Santa Maria e estejam ou não de acordo com a construção de um memorial em homenagem as vitimas. A iniciativa  é dos responsáveis pela curadoria das exposições do memorial. Ela quer  incluir não apenas aos afetados diretos, os sobreviventes e os familiares das vítimas, mas um público mais amplo de pessoas,  com o intuito de gestar aprendizados que permitam que a tragédia não se repita.

O objetivo é conhecer as expectativas da população e poder desenhar o projeto de curadoria levando em conta as sugestões  as propostas que as pessoas veiculem por meio do questionário. O site inclui também um endereço de e-mail em que a equipe do projeto recebe propostas e sugestões.

O site vai ficar no ar em forma permanente, mas o questionário tem como data-limite para ser respondido o dia 15 de março de 2019.

O questionário pode ser acessado  pela página ou no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfH6hGMFE0Bx7DF78W7GVS529prJ_E3zscZYWwEsRITjNwqQQ/viewform .

Trata-se de uma parceria entre a AVTSM, a professora Virginia Vechioli, do Programa de Pós-graduação (PPG) em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as professoras Juliane Serres e Maria Leticia Mazzucchi , ambas do PPG em Memória Social e Patrimônio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UfPel).  Elas estão acompanhadas por uma comissão de familiares de vitimas e por uma comissão científica integrada por renomados especialistas do Brasil e do exterior.

As respostas do questionário vão ser consideradas como insumo para planejar o trabalho de curadoria. Haverá uma primeira apresentação de resultados no mês de maio de 2019,  quando vai ser realizado na UFSM um evento acadêmico sobre o futuro Memorial às Vítimas da Kiss.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo