Cultura

LITERATURA. Vitor Biasoli prepara lançamento de obra que mistura política e tensões da alma

Vitor Biasoli é professor aposentado do departamento de História da UFSM. Foto Ivan Lautert / Sedufsm

Por Fritz Nunes / Sedufsm

Luta armada, embates políticos e faces sombrias da alma humana. Tudo isso, junto e misturado, na obra do cronista e professor aposentado do departamento de História da UFSM, Vitor Biasoli. O livro foi publicado pela ‘Chiado Books’, de Portugal, em novembro passado, e deve ser lançado, oficialmente, em meados de março, em Santa Maria, ressalta o docente. A publicação acontece 12 anos após o primeiro livro de contos, que foi em 2007, intitulado ‘Uísque sem gelo’. Antes disso, Biasoli publicou outros textos de ficção, entre eles, ‘Jorge encontra Lilian: novela juvenil’ (1998) e ‘Calibre 22: poemas’ (1999).

Conforme a descrição, a obra a ser oficialmente lançada é constituída por tramas ambientadas no extremo sul do Brasil, nas cidades de Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, mas que não se fecha ao entendimento de quem não conhece esses lugares.

No conto que dá título ao livro, um homem relembra um episódio envolvendo uma integrante da luta armada contra a ditadura militar e acerta as contas com o passado. Essa é apenas uma pista do que essa publicação contém, em suas mais de 130 páginas.

Quanto ao autor, mais que conhecido no meio cultural e literário de Santa Maria, Vitor Biasoli é pelotense, onde nasceu em 1955. Formou-se em História pela UFRGS, mestre em Letras pela PUC-RS e doutor em História Social pela USP. Integra a ‘Turma do Café’ com Orlando Fonseca, Athos Miralha e outros, tendo já vários livros coletivos, entre eles (o último), “Descontos”. Já preparam uma nova obra para este ano: “Baixada Melancólica: contos da Depressão Central”.

Para quem quiser mais um spoiler: algumas das fotos de “O fundo escuro da hora” são da máquina fotográfica do autor. E para acompanhar as reflexões do professor, aposentado desde 2016, também há a opção de acessar o blog “a louca que passa”.

No conto que dá título ao livro, um homem relembra um episódio envolvendo uma integrante da luta armada contra a ditadura militar e acerta as contas com o passado. Foto Rafael Balbueno / Sedufsm

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo