PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Riesgo e Valdeci, as CPIs para Brumadinho, Banco de Alimentos, agricultura do RS…

Banco de Alimentos de Santa Maria e CDL Jovem arrecadaram 1,6 mil quilos de alimentos durante a semana passada (Foto Divulgação)

Por MAIQUEL ROSAURO (com Claudemir Pereira), da Equipe do Site

* O Banco de Alimentos de Santa Maria e a CDL Jovem arrecadaram 1,6 mil quilos de alimentos, na semana passada, entre terça (22) e sexta-feira (25).

* Os alimentos foram arrecadados em três supermercados e, posteriormente, encaminhados para a Defesa Civil.

* A semana será marcada pela posse dos 55 deputados estaduais gaúchos, na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (31), às 14h. Na ocasião, também haverá a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora.

* Indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Luis Augusto Lara (PTB) assumirá a Presidência.

* De Santa Maria, serão empossados Valdeci Oliveira (PT) e Giuseppe Riesgo (NOVO).

* Riesgo, aliás, abriu mão do auxílio-mudança concedido aos deputados estaduais, no valor de R$ 25,3 mil.

* Atualmente, esse valor é pago aos 55 deputados estaduais no início e no término do mandato, sendo que deputados reeleitos o recebem em dobro, acarretando em um custo de cerca de R$ 2,7 milhões para os cofres públicos.

* “A responsabilidade com o dinheiro do contribuinte faz parte dos meus princípios, e o fim de privilégios para políticos é uma das principais frentes em que atuarei durante meu mandato. Por isso, recusar este auxílio nada mais é do que uma atitude coerente”, postou Riesgo em sua fanpage.

* Em Santa Maria, a Câmara de Vereadores segue em recesso até 19 de fevereiro, inclusive com o parlamento em horário reduzido – das 7 e meia da manhã até 1 e meia da tarde.

* Nesse período, deliberações são tomadas pela Comissão Representativa, composta pela Mesa Diretora e representantes de cada bancada.

* Duas reuniões são previstas. Uma já aconteceu em 8 de janeiro. A próxima está marcada para 5 de fevereiro, duas semanas antes do retorno.

* Parlamentares que assumem novo mandato no Congresso na próxima sexta, dia 1º, se manifestam para que haja uma CPI para apurar as circunstâncias do rompimento (foto acima, de Reprodução) da barragem da Vale do Rio Doce, em Brumadinho.

* Os mortos já se contam às dezenas e são mais de duas centenas, pelo menos, de desaparecidos. O que provoca natural comoção, diante do óbvio crime ambiental.

* No Senado, a proposta de CPI partiu de Otto Alencar, do PSD baiano. Na Câmara, a iniciativa veio com o mineiro Rogério Correia, do PT. Quaisquer decisões a respeito serão tomadas quando do início do ano legislativo.

* Enquanto isso, no Rio Grande, as chuvas da primeira quinzena do mês continuam a produzir levantamentos com prejuízos – afora os óbvios, traduzidos pelo desabrigo de milhares de gaúchos.

* O Informativo Conjuntural DIVULGADO pela Emater, por exemplo, afora dados positivos dos últimos dias em algumas regiões do Estado, dá conta do estrago provocado pela intempérie nas regiõews Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

* Nesse locais, onde as precipitações foram mais intensas, o grande volume de chuvas nas últimas semanas afetou as lavouras localizadas em várzeas e em locais próximos aos cursos de água.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo