Política

PREFEITURA. Governo Pozzobom fechou 2018 com 202 cargos de confiança. Confira curiosidades da lista

Com a reconquista da Mesa Diretora da Câmara pelo governo, lista de CCs sofrerá novas alterações em breve. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

A Administração Municipal de Santa Maria vive um momento de readequação. Após reconquistar o comando da Mesa Diretora do Legislativo, o governo Pozzobom passou a fazer um remanejo em seus cargos de confiança (CCs), desafogando o quadro no Centro Administrativo.

O recorde de CCs no governo ocorreu em agosto de 2018, quando a Prefeitura chegou a contar com 211 comissionados. A mais recente listagem publicada no Portal da Transparência, em 17 de dezembro, trouxe 202 nomes. A tendência é de queda.

Desembarque do Executivo

Um exemplo ocorre em relação aos CCs que deixaram a Prefeitura neste início de ano e rumaram para a Câmara. É o caso da jornalista Thais Hoerlle, que saiu da Casa Civil e reassumiu a Diretoria de Comunicação Social do Legislativo, cargo que ocupou em 2017; e do ex-secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, novo procurador Jurídico do Legislativo.

Ao lado de Westphalen

A próxima listagem não deverá contar com o nome de Paulo Airton Denardin (PP), assessor superior do prefeito, que passará a atuar como assessor do deputado federal eleito Pedro Westphalen (PP). A posse de Westphalen no Congresso Federal irá ocorrer em 1º de fevereiro.

Dois filhos de Maneco

Chama atenção na lista de CCs da Prefeitura a presença de dois filhos do vereador Manoel Badke – Maneco (DEM): Cristiane e Guilherme Rossato Badke. Enquanto Cristiane está lotada na pasta de Finanças, Guilherme atua na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Conforme a Prefeitura, não existe irregularidade no fato, uma vez que ambos não foram indicados pelo parlamentar, que faz parte da base do governo no Legislativo.

“O Executivo entendeu que são pessoas qualificadas. O vereador Maneco nunca interveio para a contratação”, ressalta o subchefe da Casa Civil, Marco Mascarenhas.

O presidente do DEM/SM, Nelson Cauzzo, corrobora com as informações da Casa Civil.

“Como coligamos com o PSDB em nível de vereador e prefeito, nossa Executiva fez uma seleção de nomes para indicar ao governo. Usamos como critérios a filiação partidária, participação na campanha e ter concorrido a vereador. Tiramos cerca de 15 nomes que entregamos como sugestão à Prefeitura, que por sua vez foi chamando e selecionando a seu próprio critério”, explica Cauzzo.

Santa Maria não possui uma lei municipal específica sobre nepotismo (presunção de que a contratação se deu em razão do vínculo de parentesco), há no máximo um decreto legislativo que veda a prática no Parlamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo