Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraInternetJornalismo

RETROSPECTIVA 2018. O múltiplo Zanatta morre e comove a cidade: a nota vice-campeã do ano passado

Humberto Gabbi Zanatta, ninguém duvida, era a mais esfuziante figura da cultura santa-mariense. Escritor renomado, com poesias musicadas que viraram clássico, como “Tropa de Osso”, advogado, professor, jornalista e até, em determinados momentos, político – com um mandato de vereador (e não obteve outro/s porque não concorreu) e o posto de secretário de Cultura.

Mais que isso, talvez, um cidadão exemplar, daqueles que agrega e congrega, conciliador por excelência. E, enfim, alguém de quem tooodos gostavam. Por isso, também, a tristeza imensa que tomou conta da cidade, naquele final de tarde de sexta-feira, 28 de dezembro. Não por acaso, assim, a segunda nota mais acessada do ano passado, no www.claudemirpereira.com.br. E que, se você quiser, relê agora:

MEMÓRIA. Cultura gaúcha infinitamente mais pobre. Morreu há pouco, o múltiplo Humberto Gabbi Zanatta

Segundo informações do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, a morte foi constatada às 16h15,  por uma parada cardiorrespiratória. E assim se foi o múltiplo homem da cultura santa-mariense e gaúcha, Humberto Gabbi Zanata. Ele, que possuía antecedentes cardíacos, inclusive com uma cirurgia recente – em julho passado teve dissecada a aorta, além de ostentar stents.

Humberto Gabbi Zanatta era escritor renomado, poeta premiado, advogado, professor e também político – inclusive tendo sido vereador por um mandato (não disputou a reeleição), entre 1989 e 1992.

Há, desde já, nas redes sociais, clamor com seu desaparecimento. Uma das primeiras manifestações, por exemplo, é feita pelo ex-deputado federal e ex-vice-governador João Gilberto Lucas Coelho. Que, no Facebook, publicou: “Perde Santa Maria um dos seus talentos criativos e inspirados. Um cidadão militante de ideais. Perco mais um da mesma geração e de parcerias em jornadas cidadãs.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo