SAÚDE E CIDADANIA. Horta Comunitária é diferencial no ESF Bela União, no bairro Caturrita

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Frequentar a Estratégia Saúde da Família (ESF) Bela União, no Bairro Caturrita, não é sinônimo, apenas, de visitas a consultórios médicos e atendimentos de enfermagem. Há quatro anos, a unidade conta com uma horta comunitária. Nela, estão disponíveis diferentes mudas e temperos que podem ser colhidos e utilizados pelos usuários da ESF. Recentemente, o local foi repaginado e, agora, é cuidado e mantido pelos profissionais em conjunto com a comunidade.
Há um ano, o Grupo de Convivência Semeando Saúde passou a realizar atividades – que vão de passeios a aulas de ginástica – também na horta. Além de levarem as mudas para serem plantadas, como ocorreu na segunda-feira (21), os integrantes do grupo também dividem conhecimento sobre os benefícios e usos das plantas medicinais que estão à disposição no local.
Feita com pneus e tijolos, a horta está localizada no pátio da unidade e conta com diferentes mudas: há funcho, cidreira, babosa, penicilina, aranto, boldo e quebra-pedra, por exemplo. Além disso, temperos também são cultivados no local.
“O pessoal do Grupo de Convivência gosta de mexer na terra e tem muito conhecimento sobre as plantas, por isso, eles foram inseridos nesse cuidado. Nas consultas e nos encontros do grupo, temos orientado os usuários, principalmente os hipertensos, a diminuir o sal. Aí, oferecemos os temperos, como a salsinha, a cebolinha e o alecrim, por exemplo, que estão na horta. Sempre ressaltamos que as plantas medicinais não devem substituir os medicamentos. Elas são um complemento ao tratamento”, explica a enfermeira da Unidade, Gabriele Bevilacqua.
DOAÇÕES SÃO BEM-VINDAS
Qualquer doação – seja de mudas ou de outros materiais para manutenção da horta – é bem-vinda, já que a ideia da equipe da ESF Bela União é ampliar o espaço. Nesta terça-feira, os profissionais estão instalando um sombrite (doado por uma usuária) sobre a horta, o que ajudará a conservar as plantas por mais tempo.
A vendedora Regiane Cristina Milla, 41 anos, passou a frequentar o Grupo de Convivência para ajudar na manutenção da horta. Há quatro anos, quando o trabalho começou, ela auxiliou a equipe da unidade – que mantinha o espaço sozinha – a “virar a terra” e, hoje, é uma das usuárias que mais contribui para cuidar do local, além de utilizar os temperos em casa.
“A gente sabe que temos que tomar remédios, mas o que é natural é ainda melhor. Aqui, compartilhamos as mudas, trazemos o que temos em casa, levamos também. É muito importante um espaço como esse”, comentou Regiane.
O Grupo de Convivência Semeando Saúde conta com cerca de 25 integrantes, que se reúnem, todas as segundas-feiras, às 14h, para atividades, como ginástica, alongamento, passeios, festas e outras atividades.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.