Destaque

EDUCAÇÃO. Prefeitura de Santa Maria empossa 42 novos professores em ato de abertura do ano letivo

No período de um ano, 303 professores foram nomeados na Rede Municipal de Ensino. Foto João Alves

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

Com o salão do CTG sentinela da Querência completamente lotado, a Prefeitura de Santa Maria promoveu, na manhã de sábado (23), a abertura do ano letivo de 2019 na Rede Municipal de Ensino. Durante o evento, marcado pelo acolhimento aos educadores que retomaram suas atividades nas 75 escolas do Município na última quarta-feira (20), também ocorreu o ato de posse dos novos professores que se somam ao quadro de servidores da Secretaria de Educação. Incluindo o edital de nomeação mais recente, publicado nesta semana, 56 educadores estão sendo destinados às escolas. Destes, 42 foram empossados durante o ato deste sábado.

No balanço do Governo, no período de um ano – de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, 303 professores foram nomeados na Rede Municipal, simbolizando o empenho da Administração Municipal em investir na Educação, um dos pilares do Governo Pozzobom e Cechin. Os educadores são destinados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

Além da secretária da pasta, Lúcia Madruga, o encontro contou com as presenças do prefeito, Jorge Pozzobom; do vice-prefeito Sergio Cechin; do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; do secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, além de vereadores, integrantes da equipe da Secretaria de Educação e familiares dos professores nomeados.

“Este encontro é para relembrar que vocês cuidam dos nossos alunos e nós cuidamos de vocês. E esse trabalho está sendo capitaneado pela secretária Lúcia e por sua equipe. Educação é nossa prioridade absoluta e nós estamos colocando isso em prática com a nomeação de novos professores, com a construção de novas escolas para a Educação Infantil e com a valorização do professor, todos com os salários rigorosamente em dia. Isso é respeito ao servidor”, afirmou o chefe do Executivo.

A secretaria de Educação, Lúcia Madruga, deu as boas vindas aos professores que ingressam na rede e também agradeceu aos demais educadores pelo trabalho realizado e que agora iniciam mais um ano letivo. Lúcia destacou a alegria compartilhada entre os educadores, que desempenham suas atividades com amor e doação.

“Todo o nosso trabalho não teria sentido nenhum, se não tivéssemos o retorno de vocês que estão à frente, em sala de aula, porque acreditam na Educação. Que desenvolvem seu ofício com responsabilidade, compromisso e amor, superando dificuldades para que, no somatório dos esforços, com a parceria dos pais e dos gestores, possamos desempenhar nosso papel de transformar a sociedade por meio da Educação”, disse a secretária Lúcia Madruga.

Apresentações artísticas e roda de conversa marcam ato
Após a nomeação dos novos professores da Rede Municipal de Ensino, o ato de confraternização contou com a apresentação de dança do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas (RS). Formado há sete anos, o grupo participou, em 2018, do Desafio Farroupilha, evento promovido pela RBS TV para divulgar atividades de inclusão no meio tradicionalista, com a participação de pessoas com algum tipo de deficiência.

A apresentação do DTG Tropeiros do Ouro Negro emocionou a plateia, tanto pela execução das danças tradicionais gaúchas, quanto pela participação da cantora e instrumentista Natalia Guastuci. Deficiente visual desde que nasceu, Natalia foi a motivação do grupo para criar as coreografias, muitas delas executadas pelos dançarinos com os olhos vendados, na tentativa de vivenciar, ao menos em parte, o universo da instrumentista que lhes serviu de inspiração.

Depois da apresentação artística, ocorreu uma roda de conversa sobre as várias formas de inclusão no meio educacional. O debate foi mediado pela relações públicas Fabrise Müller e contou com a participação do coreógrafo, instrutor e dançarino do DTG Tropeiros do Ouro Negro, Juarez Malagnez; da cantora Natalia Guastuci e do dançarino e diretor artístico do grupo de danças, Leonardo Martins. A plateia participou com perguntas, troca de experiências e testemunhos sobre o tema.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo