Eleições 2010.Henrique Meirelles sai, meeesmo, do Banco Central. Quer ser governador de Goiás
É uma história que vem de longe. O presidente do Banco Central, um dos avalistas da política econômica (que uns dizem ser de Fernando Henrique Cardoso) mantida pelo governo Lula desde o seu inicio, lá em janeiro de 2003, quer mesmo é ser político eleito pelo povo. Aliás, já foi: se elegeu, em 2002, deputado federal. E não assumiu exatamente para presidir o BC. Pois, agora, segundo o jornalista Paulo Moreira Leite, ele sai mesmo.
Meirelles até já definiu a data de saída. Quem o substituirá, ainda não se sabe. O que ele pretende, sim: ser governador de Goiás. Mas não se sabe, ainda, qual o partido a ser escolhido. Mais detalhes com o próprio Moreira Leite. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Confira:
Meirelles sai em março
Está resolvido: Henrique Meirelles deixa o Banco Central em março do ano que vem, para entrar na disputa pelo governo de Goiás. Conforme o blogue apurou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está de acordo com a ideia. A dúvida de Meirelles, agora, é o partido.
Pode ser o PP, do atual governador do Estado, Alcides Rodrigues, o Cidinho, um antigo protegido do senador Marconi Perillo que rompeu com o criador e lhe ofereceu a legenda. Ou pode ser o PRB, do vice-presidente José Alencar. Até setembro, Meirelles deve escolher a legenda para filiar-se dentro do prazo legal.
Meirelles nunca escondeu seus planos de assumir uma carreira política. Já era deputado federal (pelo PSDB) quando o senador Aloizio Mercadante conseguiu convencê-lo a assumir o Banco Central no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, numa época em que o real despencava e o futuro da economia era uma incógnita em função da troca de governo. Após várias recusas, Meirelles topou a oferta, correu o risco e tornou-se a principal referência da economia brasileira nos mercados internacionais. Em função do caráter benigno da crise brasileira, ele costuma ser aplaudido em encontros de seus colegas de outros países…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Época.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.