PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. CPI não deslancha, moção reprovada, pouco caso com o MBL e as novas comissões especiais

CPI proposta pelo vereador Valdir Oliveira não chegou ainda ao plenário deverá ser formada apenas na próxima quinta-feira, dia 7

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Camila Porto Nascimento/AICV), da Equipe do Site

O líder da oposição, Valdir Oliveira (PT), teve uma dia para esquecer nessa quinta-feira (28). Praticamente tudo deu errado para o petista durante a sessão plenária.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que Valdir pretendia criar para investigar casas de acolhimento de crianças e adolescentes não entrou na Ordem do Dia. A diretoria Legislativa considerou que o fato determinante da solicitação do vereador não estava claro e solicitou um posicionamento da Procuradoria Jurídica da Casa, a qual determinou a devolução ao autor para ajustes.

Valdir não gostou da atitude e uma reunião foi realizada, a portas fechadas, na Sala da Presidência antes do início da sessão. Após a conversa, o petista concordou em alterar a redação e refazer o protocolo.

“Entendo que a CPI teria que entrar na Ordem do Dia e, se preciso, caberia a algum vereador questionar a proposta. Não acho que seja o caso da diretoria Legislativa se antecipar aos vereadores”, julga Valdir.

Durante a sessão, o petista ainda até tentou inserir a formação da CPI na ordem do dia, mas recebeu voto contrário da bancada do PSDB. Com o feriadão de Carnaval pela frente, a comissão deverá ser formada apenas na próxima quinta (7).

Previdência

Valdir Oliveira também não conseguiu aprovar uma moção de repúdio à Reforma da Previdência. A proposta recebeu nove votos contrários: Juliano Soares – Juba (PSDB), Manoel Badke – Maneco (DEM), Cezar Gehm (MDB), Admar Pozzobom (PSDB), João Kaus (MDB), João Chaves (PSDB), André Domingues – Deco (PSDB), Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB) e Ovidio Mayer (PTB).

Votaram a favor seis parlamentares: Luciano Guerra (PT), Daniel Diniz (PT), Celita da Silva (PT), Deili Silva (PTB), Marion Mortari (PSD), além do próprio Valdir. Os demais parlamentares não estavam presentes na sessão.

MBL e a Havan

O Movimento Brasil Livre de Santa Maria (MBL/SM) foi à Câmara de Vereadores, nessa quinta, conversar com os vereadores sobre a vinda da Havan para o município. O bate-bapo ocorreu no entorno da Mesa Diretora, mas não animou muito os parlamentares.

Enquanto os membros do MBL cobravam providências efetivas que garantissem a vinda da loja, boa parte dos edis (tanto de direita quanto de esquerda) foi se afastando do local.

Ao final do ato, o MBL gravou um vídeo em frente ao Casarão da Vale Machado. Confira:

 

Havan e os vereadores

Também na sessão dessa quinta foi formada uma comissão especial para acompanhar as negociações para a vinda da Havan. O trio será formado por Maneco, Mortari e Kaus (autor da proposta).

Mais comissões

Outras duas comissões especiais foram formadas na tarde de quinta. Uma delas discute projeto da vereadora Deili que visa estabelecer sanções aos proprietários de veículos depositados em vias públicas por um prazo superior a 15 dias ou em visível estado de má conservação. Além de Deili, irão fazer parte da comissão Diniz e Chaves.

A outra comissão especial formada também teve autoria de Kaus e visa a discussão do projeto que proíbe carroças no Centro de Santa Maria. Celita e Luci Duartes irão trabalhar o tema junto com o emedebista.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo