EducaçãoPrefeituraSegurança

CIDADE. Calourada leva 7 mil pessoas à Saturnino, estimam a Prefeitura e as autoridades de segurança

Além da infraestrutura para recepcionar os jovens, a Prefeitura garantiu a limpeza da Praça e do entorno já no início desta terça-feira

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

De acordo com a avaliação da Prefeitura de Santa Maria e dos órgãos de segurança envolvidos na organização da Calourada Segura 2019, a primeira noite do evento teve saldo positivo. Cerca de 7 mil pessoas participaram da festa de recepção aos estudantes universitários que marca, também, o início do ano letivo nas instituições de Ensino Superior do Município. A ação teve início por volta das 19h de segunda-feira (11) e encerrou-se no início da madrugada de terça (12), sem registrar nenhuma ocorrência grave.

Ao amanhecer, a situação da Praça Saturnino de Brito era de normalidade. As equipes de limpeza da Prefeitura atuaram ainda durante a madrugada para providenciar a varrição do espaço e das ruas do entorno, além do recolhimento do lixo e limpeza dos contêineres. O serviço iniciou às 5h e foi concluído por volta de 6h30min.

Na noite anterior, o prefeito Jorge Pozzobom visitou a Praça Saturnino de Brito, palco da Calourada. Como nos anos anteriores, o chefe do Executivo fez questão de vistoriar a estrutura instalada no local para recepcionar os jovens. Pozzobom conversou com o público e reforçou que o aparato no local foi montada para garantir um ambiente saudável e seguro a todos. 

“Pelo terceiro ano consecutivo, estamos realizando a Calourada Segura para acolher os mais de 35 mil estudantes das sete universidades de Santa Maria. A Prefeitura, junto com órgãos de segurança, mobilizou servidores e serviços para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade, com segurança e com o menor impacto possível aos moradores do entorno”, afirmou o prefeito. 

Neste ano, novamente, a Prefeitura promoveu uma série de medidas para a recepção aos estudantes, como a instalação de banheiros químicos, contêineres de lixo, equipe de varrição, reforço na iluminação pública, tanto na praça quanto no entorno, bloqueio do trânsito nas ruas de acesso à Saturnino de Brito e serviço de ambulância com equipe de prontidão. Conselheiros tutelares também estiveram presentes, para auxiliar em caso de ocorrências com menores de 18 anos. 

Além disso, com a cooperação dos órgãos de segurança, como Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, os frequentadores da festa puderam contar com videomonitoramento em tempo real, a partir de câmeras instaladas pela Prefeitura, além da presença da Plataforma de Observação Estendida (POE), disponibilizada pela Brigada Militar. Ainda, agentes da Guarda Municipal deram apoio na segurança patrimonial e ostensiva. A Delegacia Móvel da Polícia Civil também esteve presente para agilizar registros de ocorrências caso necessário.

CALOURADA SEGUE ATÉ A PRÓXIMA SEXTA FEIRA, E TRÂNSITO NO LOCAL SERÁ INTERROMPIDO A PARTIR DAS 19H

As alterações no trânsito serão mantidas nesta terça-feira (12). Além do bloqueio no fluxo das ruas Doutor Bozano e Duque de Caxias, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) informa que o trânsito poderá ser parcialmente bloqueado no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Rua Venâncio Aires. A medida será tomada para filtrar o fluxo, priorizando moradores da região. Confira como fica o trânsito no local:

Doutor Bozano: quem trafega pela Rua Doutor Bozano deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita, no cruzamento com a Rua Serafim Valandro.
Serafim Valandro: quem trafega pela Rua Serafim Valandro deverá seguir em frente o e não poderá fazer a conversão à esquerda na Rua Doutor Bozano (exceto moradores) da quadra.
Rua Venâncio Aires: quem trafega pela Venâncio Aires não poderá fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias.

Duque de Caxias: quem trafega pela Rua Duque de Caxias deverá obrigatoriamente fazer a conversão à esquerda na Rua Venâncio Aires.
Rua Coronel Niederauer: quem trafega pela Coronel Niederauer deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias. 

A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana orienta os motoristas que evitem a região da Praça Saturnino de Brito e só transitem nas ruas adjacentes em caso de extrema necessidade. 

CONFIRA O BALANÇO DA PRIMEIRA NOITE DA CALOURADA SEGURA

Serviço de Saúde: Foram registrados dois atendimentos na ambulância, ambos por alcoolemia. Além desses, houve uma remoção de paciente ao Pronto Atendimento, pelo mesmo motivo.

Superintendência de Fiscalização: Com orientação para fechamento às 22h e 1h (de acordo com os alvarás de funcionamento), os bares e distribuidoras cumpriram a determinação. No entanto, os fiscais da Prefeitura notificaram dois estabelecimentos comerciais que estavam funcionando sem alvará. De acordo com o boletim da Superintendência de Fiscalização, não foi registrada nenhuma apreensão de bebidas alcoólicas em vias.

Demais ocorrências: De acordo com o comando da Brigada Militar, não foi registrada nenhuma ocorrência significativa durante o evento. A delegacia móvel da Polícia Civil não registrou atendimentos. O Conselho Tutelar, presente ao evento, não teve ocorrências.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo