Economia. Bolsa em recuperação, Dólar caindo de novo e confiança dos industriais. Tá bom?
Conversei com um advogado no sábado de manhã. É meu amigo. Ele estava louco de faceiro. Por quê? Ganhou um bom troco na Bolsa de Valores, ele que é investidor de um Fundo de Ações. Aliás, disse-me: ganhou mais na Bovespa do que em sua própria atividade, em setembro.
É. Mas não é só ele, pessoa física. As empresas que têm ações negociadas na Bolsa também. E os importadores, idem, porque o Real se recuperou notavelmente de algumas perdas importantes nos últimos 20 dias e, além de retomar o patamar anterior, em que está já abaixo de R$ 2 faz tempo para comprar um Dólar norte-americano. Os exportadores já nem se queixam mais. A choradeira diminuiu muito por duas razões: uma os incentivos do governo (como os pagos aos que vendem sapatos, por exemplo); outra é que se deram conta que estão no capitalismo. E que precisam é ser competentes. Ou morrem.
Bolsa em alta, Dólar em baixa. O que falta para a economia crescer mais neste semestre, garantindo um crescimento que, queeem sabe, possa se sustentar? Talvez o clima. Ele mesmo. E é otimista no empresariado. Não se pode dizer o mesmo da classe média, cada vez mais penalizada, mas mesmo nela há os que estão ganhando como esse advogado meu amigo. Então? Então, bola pra frente. E menos choradeira.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem Confiança da indústria do País tem alta recorde em setembro, da agência Reuters, reproduzida pelo Invertia, a página de economia do portal Terra.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.