Arquivo

Foi bom o teu sono?! Creia, o de mais de 10 mil políticos vira-casacas talvez não tenha sido

Somente hoje, a partir das 2 da tarde, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal começam a expor os seus votos acerca do mandado de segurança impetrado por DEM, PPS e PSDB. A trinca de partidos pretende reaver o mandato de quase 30 deputados que os abandonaram e se mandaram para siglas da base governista na Câmara Federal. A base para a reivindicação judicial é uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, expedida em março e confirmada em maio, sempre por unanimidade, segundo a qual o mandato é do partido, e não do candidato pelo qual o dito cujo se elegeu.

 

Foram cinco horas de debate, ontem. Mas só falaram a, digamos, defesa e a acusação. Os advogados dos partidos reclamantes e de alguns parlamentares vira-casacas, além do Procurador Geral da República – que defende a tese dos edis federais ou, em não conseguindo seu intento de libera-los para o troca-troca, que a medida valha apenas a partir da próxima legislatura.

 

É esse o sonho de muitos que se mandaram. Dos males, o pior. Pelo menos seguram suas cadeiras intactas por mais um ano (caso de vereadores) ou três (deputados). E podem seguir sua vida em condições de, vá lá, normalidade – até que a comichão pela nova mudança venha a se manifestar.

 

O fato é que há cerca de 50 deputados federais em perigo. O número de edis estaduais é calculado em perto de 200. E o de vereadores ninguém sabe ao certo, mas imagina-se que, só nos últimos três anos, foram cerca de 10 mil (de 43 mil) os vira-casacas. Certos são quatro santa-marienses: Ovídio Mayer, Anita Costa Beber, Júlio Brenner e Isaias Romero. Que, junto com os outros 10 mil e pouco, talvez não tenham dormido bem. E, cá entre nós, isso é o normal. Por melhores que sejam as condições psicológicas de todos eles.

 

Mas não passa de hoje. A menos que algum ministro do Supremo peça vista ao processo. Hehehehe. Desculpa, foi brincadeirinha. Ah, mas no Congresso, como informa o jornalista Josias de Souza, já há um movimento para, adivinhe, anistiar todos os trânsfugas. Não é lindo, isso?

 

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Após 5 horas de discussões, STF suspende julgamento da fidelidade partidária”, de Renata Giraldi, da Folha Online.

Se quiser saber minha opinião a respeito do assunto, confira a nota  que publiquei ontem, aqui mesmo: “Fidelidade e ironia. Ovídio, Anita, Brenner e Romero. Eis 4 fanáticos torcedores deste editor

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo