EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. 25 mil alunos retomam (ou iniciam) as aulas nesta segunda-feira nos quatro campis da UFSM

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO DA CALOURADA

Da redação da Agência de Notícias da UFSM, com imagem de Reprodução

A UFSM se prepara para recepcionar, nesta segunda-feira (11), mais de 25 mil estudantes, entre calouros e veteranos, em seus quatro campi, em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Somente entre os ingressantes, são mais de 3 mil novos alunos de graduação, 901 estudantes no ensino médio e técnico e 1.047 na  pós-graduação.

“Desejamos boas vindas a toda a nossa comunidade universitária, estudantes, docentes e técnico-administrativos. Que tenhamos um semestre repleto de realizações junto à Universidade Federal de Santa Maria. Este será um ano complexo, mas nós vamos vencê-lo, como temos vencido todos os anos” afirma o reitor, Paulo Afonso Burmann, em saudação dirigida à comunidade universitária. A volta às aulas na UFSM será celebrada com uma intensa agenda de atividades de acolhimento e integração, que se estenderá durante toda a semana.

Infraestrutura – O início das atividades letivas também será marcado por novidades relacionadas à infraestrutura, principalmente para a comunidade universitária de Cachoeira do Sul, que passará a ocupar as novas instalações do campus próprio da Universidade. Desde sua implantação, em 2014, o campus de Cachoeira do Sul vinha funcionando em prédios alugados no centro da cidade.

Em janeiro deste ano, com a conclusão dos dois primeiros blocos de salas de aula, a Universidade deu início a ocupação do novo campus. A partir de segunda-feira, uma parte das atividades letivas já acontecerão no novo espaço, enquanto que as atividades administrativas, biblioteca e laboratórios de ensino e pesquisa ainda permanecerão nas instalações do centro, aguardando a finalização dos demais prédios.

Em Santa Maria, a principal novidade será a mudança do curso de Odontologia para o campus sede, ocupando um prédio novo e exclusivo. Até o ano passado, as atividades acadêmicas, bem como os serviços e atendimentos prestados à comunidade, ocorriam junto ao prédio da Antiga Reitoria, localizado no centro. A partir do dia 18, as aulas passam a acontecer nas novas instalações e, até o final do mês de março, também os atendimentos odontológicos à comunidade serão transferidos para o campus.

Ao longo do ano, a UFSM ainda tem previsão de concluir outras importantes obras, entre elas o novo prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo, no campus sede, em Santa Maria; um prédio de salas de aula e um bloco de moradia estudantil, no campus de Palmeira das Missões; e um prédio de salas de aula no campus de Frederico Westphalen.

Orçamento – Em relação a situação orçamentária, a UFSM já vem enfrentando um contingenciamento de 30% no orçamento aprovado em 2018 que, por si só, já seria insuficiente para as cobrir as despesas correntes da instituição. “A Universidade cresceu e seu custo de manutenção e de infraestrutura também cresceram. Vivemos, realmente, um paradoxo que confronta a dimensão e alcance da UFSM com o recurso disponível para que cumpra sua missão junto à sua comunidade e ao Brasil”, argumenta o reitor.

Segundo ele, apesar dos indicadores sinalizarem o contrário, a comunidade universitária precisa se manter otimista em relação ao futuro, “apostando em uma mudança de leitura do governo sobre educação, ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento e de soberania nacional”, acrescenta.

Administrativamente, a Universidade tem adotado medidas estratégicas visando a otimização dos recursos e a garantia da qualidade no atendimento aos estudantes e a comunidade em geral. Algumas das ações que já estão em desenvolvimento tratam da redução de encargos, da eficientização energética, da construção de novos modelos de planejamento e fiscalização de obras e de fiscalização de contratos de prestadores de serviço, além de uma reprogramação do setor de transportes.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Antes, Temer Pigarro Pigarro era vice de dona Dilma, lembram? Após, caso esqueceram, houve eleição.Se o eleito não é o mimoso dos pautadores desse tema, aceitem que dói menos. O cara está eleito e pronto. É hora de descerem do palanque. Cacaca por cacaca, outros fizeram e continuam posando de injustiçados, soltos ou presos em celas de luxo. Quem está sofrendo golpes é a paciência da maioria.

  2. Mais uma vez a utilização da instituição para fins ideológicos. ‘Universidade que se pinte de povo’, ‘Educação em tempos de golpe’. Depois querem passar por vítimas. Para quem sabe que este ‘povo’ não é eterno, preocupa, as consequências ficam para a UFSM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo