EVENTO. No Dia Internacional da Mulher, Prefeitura promove evento sobre “saúde integral e autocuidado”
Por ANA BITTENCOURT (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Santa Maria promovem, no dia 08 de março, o encontro “Transformando Vidas: Dialogando sobre as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS)”, no Plenário Coronel Valença (Rua Vale Machado, nº 1.415 – Centro). Entre os temas abordados estão a saúde integral e o autocuidado, além da prevenção da Saúde da Mulher e tratamentos alternativos, como reiki e meditação.
Muitas cidades brasileiras estão em processo de implantação das PICS e o assunto ganha destaque pelos bons resultados obtidos através da melhora de pacientes que se dedicaram, além do tratamento indicado pelo médico, à meditação e acupuntura, por exemplo.
O secretário de Saúde, Francisco Harrisson, explica que muitos procedimentos são simples e trazem resultado no bem estar do paciente. E afirma que saúde é um campo amplo e é preciso expandir as possibilidades que proporcionem bem estar.
“Este momento será de homenagem, informação, reflexão sobre a Saúde da Mulher e sobre os benefícios de práticas que complementam tratamentos de saúde em andamento, levando qualidade de vida para as pessoas”, diz Harrisson.
Uma das organizadoras do evento, a terapeuta sistêmica Raquel Kurtz, chama a atenção para a força da mulher, definida por ela como o ser criador da jornada da vida, responsável pelo nascimento de ideias, projetos e filhos.
“Este evento foi criado para falarmos sobre a saúde integral, o que representa o fortalecimento do cuidado e da autoestima. Nossas palestrantes são mulheres que fizeram do seu caminho um espaço de estudo e prática em como viver melhor e levaram isso através do trabalho, aproveitando a sabedoria ancestral que está em todas as mulheres”, disse Raquel.
O evento também tem realização da Mather Tablao – Espiritualidade, Cultura e Arte, com apoio da Universidade Federal de Santa Maria e OAB Santa Maria. As inscrições estão disponíveis neste link.
Transformando Vidas: Dialogando sobre as Práticas Integrativas Complementares
Data: 08 de março de 2019 – Dia Internacional da Mulher
Local: Câmara Municipal de Vereadores
8h – Credenciamento
8h30min – Mesa de Abertura
9h – Meditação guiada com Cristiano Cerezer, filósofo e professor de Tai Chi Chuan.
9h10min – Cida Brisola, médica ginecologista. Palestra: Prevenção na Saúde da Mulher.
9h40min – Melissa Medeiros Braz, professora do Curso de Fisioterapia da UFSM, da área de Saúde da Mulher. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, área de Ergonomia. Especialização em Saúde da Mulher. Palestra: Práticas Integrativas na Saúde da Mulher.
10h10min – Maria Luiza Guerra, instrutora de yoga, formada pela escola Yoga Nilaya: Conhecimento e Espiritualidade. Palestra: As oito partes do yoga e os benefícios da prática.
10h30min – Coffe Break
10h45min – Rosiele Ludtke, camponesa, erveira, Mestre em Agroecologia, faz parte do grupo de feirantes FlorESer Agroecológico no Feirão Colonial em Santa Maria. Palestra: Mulheres camponesas e o conhecimento ancestral das plantas medicinais.
11h15min – Nair Xavier, parteira quilombola. Palestra: Conhecimentos antigos sobre partos.
11h45min – Experimentando Dançaterapia, facilitadora Raquel Bernardi Kurtz.
12h – Intervalo de almoço
13h30min – Raquel Kurtz, Consteladora Familiar, especializada em Constelação Sistêmica com cavalos, terapeuta comunitária, atua com danças sagradas e é coach sistêmica. Palestra: Constelação Sistêmica Familiar: As Leis do Amor.
13h50min – Patricia Michelon, advogada pós-graduanda em Direito Sistêmico na Hellinger Schule/Innovare e Consteladora Familiar formada pelo espaço Mohana Nalini – Santa Maria. Palestra: Direito Sistêmico: um novo olhar sobre os conflitos.
14h20min – Raquel Kurtz, Consteladora Familiar, especializada em Constelação Sistêmica com cavalos, terapeuta comunitária, atua com danças sagradas e é coach sistêmica. Palestra: Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa: a ação terapêutica na Comunidade.
14h40min – Carla Grahl, servidora pública federal formada em Direito, Conciliadora e Mediadora Judicial Cível e Familiar, Facilitadora de Círculos de Construção de Paz conflitivos e não-conflitivos, Facilitadora de processos de Comunicação Não Violenta (CNV). Palestra: As práticas restaurativas na construção de comunidades saudáveis: pertencimento e conexão.
15h10min – Andrea dos Santos Leandro, administradora com pós-graduação em Planejamento Estratégico de Recursos Humanos e Atualização Pedagógica e Mestre Reiki. É consultora em Harmonização de Espaços e professora do Meditando com a Gurizada. Palestra: Reiki e meditação com crianças, formas de harmonizar nosso ambiente interno refletindo num equilíbrio externo.
15h40min – Coffe Break
16h10min – Deisi Sangoi Freitas, professora do Centro de Educação da UFSM, pós-doutorado na Universidad de Sevilla (Espanha), coordenadora do projeto Dançando o Desenvolvimento Humano para uma Cultura de Paz, desde 2013. Palestra: Dançando o desenvolvimento humano para uma cultura de Paz.
16h40min – Consciência Crística – Encerramento do Encontro
17h10min – Dança Circular Sagrada, com as facilitadoras Raquel Bernardi Kurtz e Deisi Sangoi Freitas / Entrega de Certificado.
19h – Happy Hour no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) com música e Feira de produtos e artesanato.
Exposições no MASM: Transver, da Ong Igualdade do Rio Grande do Sul, e Dicotomia, de Simone Rosa.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.