PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Brizola se contorce, Tubias ‘apavora’, Burmann, os quatro candidatos, convites e convites…

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com montagem sobre fotos de Reprodução), Editor do Site

– Quem entende dessas coisas é que explicou a este editor, um católico cético (o que quer signifique isso): dom Leonel Brizola se contorce no túmulo.

– Ora, razões sobram pra isso, mas há uma bem presente e santa-mariense. No caso, o voto contrário da edil Luci Duartes à moção contra o projeto que acaba com o plebiscito para privatizar estatais.

– E onde entra o fundador do PDT e ídolo maior do partido? Simples, foi o Doutor Leonel que criou a CEEE, um dos alvos dos que querem a privatização.

– Pooois é. Os dirigentes locais da sigla não dizem, mas contam os dias para a saída da edil que se elegeu sob a bandeira brizolista. E ela, consta, vai mesmo.

– O que estaria faltando? Ora, esperar a “janela da traição”, que permitirá a troca sem perda de mandato. O que deve ocorrer em março do próximo ano. Há longos meses ainda de espera. Se bem que… (confira, em seguidinha, os Bastidores, com informações do Maiquel Rosauro)

– Ninguém mais tem dúvida acerca do retorno à disputa eleitoral do ex-edil e ex-secretário municipal de Infraestrutura, Tubias Calil, do MDB.

– Também há escassas hesitações sobre a que cargo concorrerá: deverá buscar, outra vez, uma vaga no Legislativo. Ainda que possam colocá-lo como possível concorrente à Prefeitura. Será apenas fumaça.

– É exatamente por conta dessa busca de votos para a Câmara que apavora alguns companheiros menos dotados de apoio. Sim, para manter a atual bancada (três edis) são necessários 21 mil votos.

– Para obter uma quarta vaga, serão precisos 28 mil. É voto que não acaba mais. Resumindo: a menos que ocorra um desempenho excepcional, e contando Tubias, alguém irá dançar.

– Deu para entender o pavor de uns e outros? Sem falar que, dos que ocupam vaga no Legislativo, hoje, dois são suplentes no exercício do mandato. Pooois é. Talvez isso ajude a entender algumas pirotecnias.

Paulo Burmann é absolutamente certo que não concorre. Em 2020. Já Tubias Calil é absolutamente certo que vai concorrer ano que vem

– Não faz muito tempo, quando perguntado, Paulo Burmann simplesmente descartava a possibilidade de vir a concorrer a prefeito. Era um não sonoro.

– Mais recentemente, o discurso mudou. Levemente,mas mudou. Não é mais tããão definitivo assim.  Apenas tem dito que não há chance de ser candidato em 2020.

– E não há mesmo. Afinal, ainda estará em pleno mandato de reitor da UFSM. A questão é: e em 2024, a resposta também será não? Ah, para que algum desavisado não se perca, Burmann tem ligação com o PDT.

– E por falar em candidato a prefeito em 2020, pode apostar que há quatro candidaturas certas neste momento. E são facilmente identificáveis. Quem são?

– Anote: Jorge Pozzobom (PSDB), Marcelo Bisogno (PDT), Marcelo Arigony (ainda sem partido) e o nome a ser apresentado pelo PT (seja quem for). Haverá mais, mas não se sabe ainda quem.

– Para fechar, um exemplo da corrida por nomes capazes de ajudar (e até se eleger, claro) na acirradíssima disputa para a Câmara que vem por aí.

– Um partido (que o editor ainda não identificou) está assediando a jovem Fernanda Chagas. Com ótimas (mas insuficientes) votações pelo MDB, há quem a queira mudando de partido, para uma nova disputa.

– Fernanda, que hoje está residindo em Salvador, mas mantém domicílio em Santa Maria, foi secretária adjunta de Meio Ambiente, no segundo mandato de Cezar Schirmer.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. A candidatura do Arigony, a se confirmar, será aquele tipo de proposta onde a “pessoa” é desvinculada do partido. Não importa o partido em que irá concorrer, o eleitor vai considerar o candidato. Ele já é figurinha carimbada na região e vem trabalhando a sua “imagem” há um bom tempo. O pensamento do eleitor mediano, mudou nos últimos pleitos.O Arigony pode correr por fora e surpreender alguns veteranos.

  2. Arigony, balão de ensaio, tira votos de Cladistone, mas também tira de quem quer que tenha muitos votos na região que atua.

  3. Burmann teve apoio petista na eleição à reitoria. Recebeu Valdeci e Pimenta no gabinete, recebeu o Molusco quando este era candidato a presidência. Não iria se eleger e tiraria votos do candidato da estrela vermelha.
    Existe mais de uma Fernanda Chagas em Santa Maria, resta saber se o motivo da ilustre desconhecida ter mudado para Salvador é menos forte que uma eventual candidatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo