PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Formada CPI, ultimado para comissões especiais, uma moção de repúdio rejeitada

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

* O vereador Valdir Oliveira (PT) conseguiu, nessa quinta-feira (7), formar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar possíveis comissões e negligências da Prefeitura frente às casas de acolhimento de crianças e adolescentes.

* A CPI havia sido protocolada na semana passada, porém não chegou a entrar na Ordem do Dia devido a uma solicitação da Diretoria Legislativa, a qual apontou que não estava claro o fato determinante a ser investigado.

* Além de Valdir, que será o presidente, irão formar a CPI os vereadores Juliano Soares – Juba (PSDB), vice-presidente, e Marion Mortari (PSD), relator.

* A primeira reunião irá ocorrer na próxima segunda (11), às 14h30min, no Plenário do Legislativo.

* Embora tenha conseguido formar a CPI, Valdir sofreu um novo revés no Parlamento. Por onze votos a sete, o petista teve rejeitada uma moção de repúdio à Proposta de Emenda à Constituição Estadual 272/2019.

* A PEC diz respeito à retirada da obrigatoriedade de realização de plebiscito para a venda de estatais no Rio Grande do Sul.

* Votaram de forma contrária os vereadores Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Manoel Badke – Maneco (DEM), Admar Pozzobom (PSDB), João Kaus (MDB), André Domingues – Deco (PSDB), Cezar Gehm (MDB), Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB), Vanderlei Araujo (PP), Juliano Soares – Juba (PSDB), Deili Silva (PTB) e Ovidio Mayer (PTB).

Presidente do parlamento, Cida Brizola colocou em xeque a formação de quatro comissões especiais. Faltam as atas de instalação

* A presidente do Legislativo, Cida Brizola (PP), deu um ultimato aos vereadores. Se até esta sexta-feira (8) não foram entregues, na Diretoria Legislativa, as atas de instalações de quatro comissões especiais, as mesmas serão extintas.

* Estão em xeque as comissões que tratam dos projetos 8833/2019 (sobe o depósito de veículos em vias públicas, permitindo que o Município multe os proprietários, de autoria de Deili) e 8835/2019 (sobre a limpeza e higiene de terrenos, que permitirá multar os proprietários omissos, de autoria de Alexandre Vargas – PRB).

* Na mesma situação estão a que trata do projeto 8846/2019 (proposta que visa proibir carroças no Centro, de autoria de Kaus) e a comissão especial que trata da instalação da Havan em Santa Maria (também autoria de Kaus).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Quero sugerir aos Vereadores(as) sem Apelido que providenciem urgentemente um.
    Quem tem apelido é citado com seu nome e o apelido, isto aumenta a chance do eleitor fixar a figura positivamente.
    E negativamente.

    Tem duas vertentes, apelidos ligados ao nome, apelido familiar, e os ligados a profissão.

  2. Prazo dia 08 e o Kaus no Simonetti a caminho da Havan.
    Só falta não entregar as Atas.
    A Presidenta Cida fará cumprir o ultimato? Ou é daqueles ultimatos que são uns “penultimatos”?
    Tem uma beirinha na segunda.

    Vereadora Cida, faça honrar sua palavra e seus ultimatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo