PREFEITURA. Cerca de 5 mil na penúltima noite da Calourada. Setor de saúde faz ação de conscientização

PREFEITURA. Cerca de 5 mil na penúltima noite da Calourada. Setor de saúde faz ação de conscientização

PREFEITURA. Cerca de 5 mil na penúltima noite da Calourada. Setor de saúde faz ação de conscientização - calourada

Cerca de 5 mil pessoas circularam pela Praça Saturnino de Briton a noite passada. Mais uma vez, o local amanheceu limpo e organizado. Equipes de Saúde da Prefeitura realizaram ação (foto no destaque) de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A quinta-feira (14) marcou a penúltima noite da Calourada Segura na Praça Saturnino de Brito, no Centro de Santa Maria. O evento é realizado pela Prefeitura, com apoio dos órgãos de segurança,para recepcionar os calouros que ingressam nas universidades a cada início de semestre, garantindo a tranquilidade, o sossego público e a limpeza do entorno após o fim da festa. Conforme a organização da Calourada, cerca de 5 mil pessoas circularam pelo local nesta quinta.

No balanço da noite, algumas ocorrências foram registradas pelos órgãos de segurança, dentre elas, posse de entorpecentes, furto de aparelho celular e apreensão de uma arma branca. Ainda, a Superintendência de Fiscalização da Prefeitura precisou notificar um estabelecimento comercial por não ter cumprido o horário de fechamento, estabelecido em 22h de acordo com o alvará de funcionamento expedido pelo Poder Executivo. A ambulância presente no local não registrou nenhum atendimento durante a noite.

As equipes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) tiveram bastante trabalho. No total, os agentes aplicaram 86 notificações, sendo as principais ocorrências a falta do uso de cinto de segurança, veículos trafegando com características alteradas, uso de celular ao conduzir ou conduzindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículo sem licenciamento e desobediência. Foram realizadas cinco retenções do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e duas remoções por não apresentação de licenciamento. Ainda, se acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, um menor foi flagrado conduzindo uma motocicleta e, após, levado pela Brigada Militar e por agentes de trânsito até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Por fim, como nos dias anteriores, as equipes de limpeza da Secretaria de Mobilidade Urbana fizeram a varrição da Praça Saturnino de Brito e o recolhimento dos resíduos sólidos. O serviço começou às 5h e às 6h25min estava concluído. O público começou a dispersar por volta das 3h20 desta madrugada, quando o trânsito pode ser liberado.

AÇÃO DE SAÚDE DISTRIBUIU MATERIAL INFORMATIVO AOS JOVENS
A Secretaria de Saúde marcou presença na Calourada Segura promovendo uma ação de conscientização junto aos jovens que participaram da festa. Equipes da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais da Prefeitura, com apoio de residentes multiprofissionais em Infectologia e Neurologia da Universidade Franciscana (UFN) e integrantes da ONG Pastoral da AIDS, distribuíram aos jovens panfletos informativos com orientações sobre prevenção e testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis. Em cada grupo visitado, além da troca de informação, também eram distribuídos preservativos.

“A abordagem foi muito bem aceita pelos jovens e pudemos passar informações e também tirar dúvidas, principalmente sobre prevenção de doenças, formas de contágio e locais disponíveis para a realização de testes de HIV, por exemplo. Nesse caso, indicamos as Unidades Básicas de Saúde mais próximas da residência como local adequado para buscar mais informações”, explicou a psicóloga e coordenadora da Política HIV, IST’s e Hepatites Virais do Município, Daiane Tolentino.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *