Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraSaúde

SAÚDE. Inaugurada nova sede da ESF Floriano Rocha

Autoridades e comunidade da Região Oeste participaram da abertura da nova estrutura da Estratégia Saúde da Família  Floriano Rocha

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Uma ação conjunta de secretarias, de servidores e da comunidade da Região Oeste de Santa Maria, fortemente comandada pelo prefeito Jorge Pozzobom, resultou na inauguração da nova sede que abrigará a Estratégica Saúde da Família (ESF) Floriano Rocha, no bairro Nova Santa Marta. O ato de início dos trabalhos ocorreu na manhã desta terça-feira (26), no espaço que fica na Rua Auta de Souza, 10, Vila Pôr do Sol.

Além do prefeito, a inauguração contou com o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, o secretário da Saúde, Francisco Harrisson, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, e a Controladora Geral do Município, Carolina Lisowsky.

“A entrega desta sede é o simbolismo da resolução de problemas e do investimento na saúde. Trabalhamos para garantir a dignidade das pessoas. Tudo é fruto de muito trabalho porque, juntos, conseguimos vencer a nossa maior inimiga, que é a burocracia. Este novo local de trabalho é muito bom, mas, para nós, o que importa é esta equipe”, afirma Pozzobom, ao lado das integrantes da Eacs.

Até então, a Equipe de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs) Floriano Rocha funcionava junto com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de mesmo nome, no bairro Juscelino Kubitschek, reinaugurada em dezembro de 2018. A nova sede funciona junto à Associação Espírita Francisco Spinelli graças a um Termo de Permissão de Uso entre a instituição e o Município.

“Estamos satisfeitos em poder fazer parte desta parceria, que tem o mesmo objetivo que a nossa Associação: melhorar a dor humana. As iniciativas deste novo local coincidem com o que procuramos praticar, que é a educação, a assistência e, agora, a saúde”, explica o presidente da Associação Espírita Francisco Spinelli, instituição social que recebe crianças, Elson Busatto.

No espaço, cinco salas e três banheiros foram reformados para o atendimento dos usuários cadastrados. O local conta com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e nove agentes comunitários. A reforma nas salas começou no mês de fevereiro e contou com a intensa parceria de moradores da Região Oeste. Eles colaboraram com a limpeza e a mudança da UBS para o novo espaço junto às equipes da Prefeitura, entre outras atividades. Tudo para receber da melhor forma os usuários. A sede também contou com ação conjunta entre as secretarias do Município para a viabilização da parte elétrica, esgoto e ajuste de vias.

“Agradecemos esta equipe guerreira, que batalhou por este novo local e que soube somar esforços para o bem de toda a comunidade”, declara o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, lembrando que a então secretária Liliane Mello Duarte foi quem deu o primeiro passo para a viabilização da Eacs.

Com a inauguração, a Prefeitura aguarda vistoria da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRE) para dar início ao processo de habilitação da Equipe de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs) para Estratégia Saúde da Família (ESF) junto ao Ministério da Saúde. O ato também contou com a presidente do Legislativo, Cida Brizola, a vereadora Luci Duartes, e representantes da Corsan e da Sulclean.

EQUIPE JÁ REALIZOU PRIMEIROS ATENDIMENTOS

A equipe de 12 profissionais da saúde é responsável também pelo atendimento aos distritos de São Valetim e Boca do Monte. Na nova sede, a comunidade da Região Oeste de Santa Maria tem acesso a consultas médicas e de enfermagem, coletas de preventivos, testes rápidos, sala de vacinas, procedimentos, acolhimentos e ao trabalho das agentes comunitárias, que visitam domicílios.

“Estou com o coração cheio de orgulho e de agradecimento por esta nova sede e pelo empenho destas mulheres guerreiras e parceiras, que trabalham sempre pensando no bem da comunidade”, diz a enfermeira responsável pela Eacs, Raquel Lunkes.

Após a inauguração, cerca de 15 pessoas aguardavam pelo começo das atividades na Eacs Floriano Rocha. A equipe repassou informações, agendou consultas e já realizou os primeiros atendimentos.

“Tenho diabetes e já fazia o acompanhamento com esta equipe. Gosto do trabalho delas e, agora, todos temos mais conforto”, fala a aposentada Leia Pedroso Lencina, que verificou o índice glicêmico e mediu a pressão arterial.

Os atendimentos na Eacs Floriano Rocha ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. O telefone é (55) 9 9153-4870.

Estratégia Saúde da Família (ESF) Floriano Rocha

Profissionais: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e nove agentes comunitários
Serviços: consultas médicas e de enfermagem, coletas de preventivos, testes rápidos de gravidez, HIV e hepatites, Teste do Pezinho, sala de vacinas, procedimentos, acolhimentos, trabalho de agentes comunitárias, Pré-Natal e coletas de sangue
Endereço: Rua Auta de Souza, 10, Vila Pôr do Sol, bairro Nova Santa Marta (junto à Associação Espírita Francisco Spinelli)
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min
Fone: (55) 9 9153-4870

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O atendimento no posto é muito bom. Mas não tem o mínimo de estrutura para receber e acomodar as pessoas. Fiquei duas horas lá em pé no sol. E mães com crianças de colo, pessoas idosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo