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SAÚDE. “Sorria Santa Maria” abre trabalhos do ano com 66 atendimentos. 42 pacientes foram pela 1ª vez

Prefeito e secretário compareceram ao Centro de Especialidades Odontológicas, local dos atendimentos. Foram 66, ao longo do dia

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A primeira edição do ano do Sorria Santa Maria atendeu 66 pessoas neste sábado (16), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura. Destes, 42 participaram do projeto pela primeira vez. A iniciativa, desenvolvida pela Política de Saúde Bucal do Município, completa, em 2019, o terceiro ano de atividades oferecidas gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do exame clínico, os pacientes receberam orientações sobre higiene bucal e realizaram radiografias intraorais, restaurações, extrações dentárias e limpeza.

O prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, e servidores da pasta visitaram o CEO para dar as boasvindas aos pacientes e às equipes do projeto que, no ano passado, atendeu 578 pessoas e promoveu 1.653 atendimentos, sem nenhum custo aos usuários, qualificando o serviço prestado pela Prefeitura. Os pacientes são atendidos por profissionais, além de residentes e acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“O Sorria Santa Maria é um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde. Eu só posso agradecer a vocês, servidores, residentes e acadêmicos da UFSM, por terem colocado a pauta da Saúde Bucal na minha vida e no meu Governo”, afirmou o chefe do Executivo.

A coordenadora do Sorria Santa Maria, Patrícia Campagnol, entregou ao prefeito o livro “SUS e Saúde Bucal no Brasil – Por um futuro com motivos para sorrir”. A publicação, organizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), apresenta 20 experiências de sucesso no Sistema Único de Saúde desenvolvida pela Política de Saúde Bucal em diversos municípios brasileiros. Entre elas, duas foram registradas pelo projeto Sorria Santa Maria.

“O prefeito Jorge Pozzobom e a atual gestão sempre deram todo o suporte para o Sorria, demonstrando a importância que a Administração Municipal dispensa à Saúde Pública e ao nosso projeto. Esperamos que as experiências do Sorria Santa Maria apresentadas neste livro possam inspirar outros municípios”, disse Patrícia Campagnol.

A coordenadora do projeto também destacou os investimentos na Política de Saúde Bucal, efetivados por meio de emendas parlamentares e contrapartidas do Município, que possibilitaram a aquisição de equipamentos. Foram compradas 18 seladoras, 15 fotopolimerizadores, 2 máquinas de raio-x, um autoclave, um micromotor, 26 canetas AR e BR, 5 amalgamadores, um localizador apical, um aparelho de ultrassom e um motor endodôntico, além de dois equipos completos.

Para o secretário de Saúde, a oportunidade de conhecer de perto as pessoas que fazem o Sorria Santa Maria acontecer fortalece os vínculos e motiva os demais servidores a desenvolverem iniciativas que contemplem a população do Município.

“Assim como fez a ex-secretária Liliane Mello Duarte, vamos apoiar integralmente este projeto, e a Secretaria de Saúde está aberta para reivindicações e sugestões de vocês, com total liberdade. Não vamos limitar esforços para que a área da Saúde Bucal continue trilhando este caminho”, concluiu o Francisco Harrisson.

Além dos atendimentos odontológicos, quem foi até o CEO neste sábado também pode contar com os serviços oferecidos pela Unidade Móvel de Saúde do Município. Ainda, enquanto aguardavam serem chamados aos consultórios, os pacientes recebiam orientações sobre Saúde da Mulher, prevenção ao tabagismo e informações gerais sobre qualidade de vida. Para as crianças, um “escovódromo” estava à disposição.

A próxima edição do Sorria Santa Maria ocorre no dia 13 de abril, no Centro de Especialidades Odontológicas (Avenida Borges de Medeiros, nº 804). Para zerar a demanda por atendimento odontológico no Município, as ações são realizadas a cada mês, sempre aos sábados, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Além de novos pacientes, o projeto também dá continuidade a tratamentos já iniciados. Os cidadãos interessados, de qualquer faixa etária, podem ir até o CEO, apresentar documento de identificação e cartão SUS para serem atendidos conforme ordem de chegada.

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